Em sessão solene, nesta terça-feira (18), no plenário da CLDF, o musicista e criador da banda Squema 6, Tião Rodrigues recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. O título foi entregue a pedido do deputado Chico Vigilante (PT), contando também com as assinaturas dos deputados do mesmo partido, Gabriel Magno e Ricardo Vale.
Sebastião “Tião” Anerzino Rodrigues tem 74 anos e é um guitarrista e violonista autodidata desde sua pré-adolescência. Nascido em Silvânia (GO), começou sua carreira musical em Goiânia aos 15 anos e, dois anos depois, se mudou para Brasília com um convite para integrar a Orquestra da TV Brasília.
Na cidade, ele fundou a banda Squema 6, conhecida por atuar em formaturas e também no cenário político da cidade, em eventos com a presença de presidentes da República, desde Costa e Silva até Lula.
“Sua contribuição para a cultura de Brasília vai além da música, ele ajudou a consolidar a cena artística local, trazendo excelência, criatividade e profissionalismo aos nossos palcos. Homenageamos não só o músico, mas também o cidadão que ajudou a moldar a identidade cultural de Brasília. Seu legado é um tesouro inestimável para nossa cidade e para a música brasileira”, pontuou o deputado Chico Vigilante.
Homenagens
Durante a sessão, Tião recebeu homenagem de diversos amigos e parceiros de jornada, seja na vida profissional ou pessoal. O advogado e filho de Tião, João Paulo Rodrigues, ressaltou a grande jornada do pai e comentou como é difícil fazer uma homenagem que contemple todos os feitos dele.
“Se 5 minutos é muito pouco tempo para que Sebastião Anerzino Rodrigues conte uma história, qualquer uma, por menor que seja, o tempo que dispomos aqui é ainda muito menor para que contemos a sua história, lembremos de seu legado para a música do Distrito Federal e compartilhemos das diversas vidas que foram influenciadas por esse homem e seu trabalho”, exaltou João Rodrigues.
O comandante da Marinha do Brasil e almirante de esquadra, Marcos Sampaio, lembrou das vezes que Tião tocava suas músicas em eventos no clube da Marinha, trazendo alegria para os tantos combatentes.
“Ainda que eu tivesse conhecimento do talento como músico, não havia a oportunidade de uma convivência mais próxima. A impressão que eu tenho ao ter a oportunidade de conhecê-lo é de que, para além da música, é uma excepcional pessoa nos seus valores, de sensibilidade humana, de compaixão e de uma cultura excepcional que, particularmente, me surpreendeu”, disse o comandante Sampaio.
Grandes personalidades também homenagearam o musicista goiano. José Múcio Monteiro, Ministro de Estado da Defesa, contou: “Tião começou na minha vida como um músico talentoso, e são tantos anos de convívio que hoje eu o tenho como um amigo primoroso. Sou de uma tese que a família que nos vê nascer, não nos enterra. Com o tempo nós vamos escolhendo a nossa família. Tião foi um desses amigos que eu escolhi ao longo do tempo e consegui aproximá-lo de minha família.”
Título concedido
Após as diversas homenagens, Tião foi condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília e ocupou a tribuna para contar a versão da sua própria história e também agradecer às palavras de carinho.
“Foi uma sensação indescritível saber que receberia o Título de Cidadão Honorário de Brasília, cidade que me acolheu nos meus 17 anos e que se tornou minha segunda mãe. Forjado nos bares da vida por ofício, senti um calafrio ao receber a novidade, pois sempre tive dificuldades em receber homenagens, já que vi a minha trajetória como uma normalidade”, relatou.
Histórico
Tião Rodrigues iniciou a carreira musical aos 15 anos em Goiânia e, logo aos 17, recebeu convite para integrar a Orquestra da TV Brasília, época em que se mudou para a capital federal e também iniciou na banda Raulino e seus Big-Boys.
Ao alcançar a maturidade musical foi para São Paulo, em uma temporada com a banda Jongo Trio (SP), reduto de grandes músicos e arranjadores brasileiros. |
De volta a Brasília, idealizou e fundou a banda Squema 6, que marcou época ao se apresentar para o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, além dos programas de televisão do Jô Soares, Chico Anísio e Chacrinha.
Como guitarrista e violonista, Tião Rodrigues acompanhou músicos renomados como Nelson Gonçalves, Gal Costa, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Simone, Fagner, João Bosco, Wilson Simonal, Jorge Ben Jor, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, Johnny Mathis, Fred Cole, Xitãozinho e Xororó, Ney Matogrosso e Michael Sullivan.
Tião Rodrigues ainda contribuiu para a formação profissional de dezenas de músicos, roadies e técnicos de som e luz, que hoje atuam em diversos locais do Brasil, Estados Unidos e Europa.
Como reconhecimento de seu trabalho prestado pela cultura do Distrito Federal, Tião foi agraciado com a “Medalha dos 60 anos de Brasília”, que homenageou personalidades do DF.
Fonte: Agência CLDF