O fim de semana no Distrito Federal está repleto de eventos culturais apoiados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), disponíveis para toda a família. De Gotham ao Cerrado, a programação passa por exibições de filme clássico do Batman, exposições com a temática voltada ao principal bioma brasileiro, feira de jogos de tabuleiro, teatro e orquestra.
Cinema
Trazendo grandes nomes como Michael Keaton e Jack Nicholson, o Cine Brasília exibe o filme Batman, de 1989, que volta às telas de cinema 35 anos depois da estreia mundial. De 19 a 25 de setembro, a obra será exibida com ingressos a R$ 5, numa ação em parceria com a Warner Bros. que celebra os 85 anos de história do personagem. Dirigido por Tim Burton, o clássico foi um marco em filmes de super-heróis e é a segunda adaptação do homem-morcego dos quadrinhos para o cinema.
A programação do Cine Brasília também conta com curta-metragens e as estreias de Sofia Foi, Saudade Fez Morada Aqui Dentro, e Estômago 2 – O Poderoso Chef, além de sessão especial de Othelo, O Grande e do Festival Labareda. Os horários de exibição e as sinopses de cada filme estão disponíveis no site do equipamento público.
Exposições
No espaço Oscar Niemeyer, a exposição Ressonância, de Naura Timm, segue em exibição até o dia 13 de outubro. Inspirada no Cerrado, a obra apresenta seres completos compostos por pedras, cristais e matérias oriundas do segundo maior bioma brasileiro.
Já no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 Sul, diversas atrações estão disponíveis gratuitamente para o público. Entre elas, o Feirão de Boardgames, que ocorre neste domingo (21) e é a maior feira de jogos de tabuleiro do Brasil. O encontro é realizado três vezes ao ano com o público boardgamer (colecionadores de jogos de tabuleiros), envolvendo compra, troca, venda de jogos usados e outros produtos relacionados ao hobby. Durante o evento, os adeptos terão várias mesas disponíveis, onde cada um poderá expor seus jogos, entre as 10h e 18h, com entrada franca.
Em outra área do Espaço Cultural da 508 Sul, a exposição Linhagem Cartográfica, de Denise Vourakis, explora as heranças dos antepassados como ponto de partida. Disponível na Galeria Parangolé das 10h às 22h, a mostra convida o público a refletir sobre ancestralidade e compreender como o passado influencia o presente e o futuro. Com 24 obras entre instalações, pinturas e cerâmicas, a exposição gratuita vai até este domingo (22).
Música e teatro
Sábado (21) e domingo (22), o Espaço Cultural Renato Russo recebe, ainda, a primeira edição da Orquestrada, encontro de orquestras populares que realizam ações artísticas de formação e pesquisa no Distrito Federal. O evento conta com apresentações musicais e encontros formativos, como ensaios abertos e bate-papos distribuídos entre as manhãs e as noites. Todas as atividades serão realizadas no Galpão Hugo Rodas. A retirada de ingressos e os horários estão disponíveis no Sympla.
O espetáculo Quem. Uma Macabéa sem fim iniciou a turnê por escolas públicas de Samambaia. Nesta sexta (20), as apresentações serão abertas ao público no Instituto Federal de Brasília (IFB), às 9h e às 15h. A iniciativa, idealizada pela atriz e palhaça Elisa Carneiro, integra o projeto Macabéa – Nascida do chifre do boi, que aborda temas como vulnerabilidade e coragem, especialmente junto ao público adolescente, em duas oficinas: Palhaçaria – o humor como ferramenta de sobrevivência e Mitologia Pessoal. A entrada é franca, mediante retirada de ingresso no Sympla.
Fonte: Agência Brasília