Recém-empossado ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Antonio Carlos Ferreira é o mais novo cidadão honorário de Brasília. A honraria – proposta pelo deputado Chico Vigilante (PT), por meio do projeto de decreto legislativo nº 271/2022 – foi aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em sessão plenária nesta terça-feira (24).

Antonio Carlos Ferreira tem 67 anos e é natural de São Paulo (SP). Formou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e foi advogado de carreira da Caixa Econômica Federal por mais de 27 anos. 

Em 2011, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela presidenta Dilma Rousseff, para vaga destinada a membro da advocacia, após indicação em lista sêxtupla pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em lista tríplice pelos ministros da própria Corte.

Em junho de 2023, tomou posse como ministro substituto no TSE, em vaga aberta após o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. No último dia 19 de setembro, Antonio Carlos Ferreira tomou posse como ministro efetivo daquele tribunal.

Denise Caputo – Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF