O Dia do Internacionalista, celebrado em 26 de setembro, ressalta a importância dos profissionais de Relações Internacionais (R.I) no cenário global. No Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), essa atuação é essencial, especialmente nas relações com entes subnacionais estrangeiros, instituições internacionais e agências de cooperação, com as quais a corporação busca estabelecer parcerias que ampliem sua capacidade de resposta e prevenção a emergências.
Por meio da Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional (ASCOP), o CBMDF tem desenvolvido relações com instituições internacionais, promovendo a troca de conhecimentos e experiências. Essas iniciativas não apenas fortalecem a capacitação da corporação, mas também beneficiam diretamente a população do Distrito Federal e, por extensão, de outras regiões do Brasil. O compartilhamento de conhecimentos adquiridos em cooperações internacionais resulta em práticas mais eficazes, sempre visando o objetivo maior, representado pelo lema da corporação “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”.
Ao se inserir ativamente em redes de cooperação internacional, o CBMDF reafirma seu compromisso com a segurança pública, garantindo que suas ações não se limitem ao âmbito local, mas contribuam para um esforço coletivo em prol da proteção e bem-estar da população.
A ASCOP desempenha um papel fundamental de acordo com o plano estratégico nesse processo, facilitando o acesso e a construção de um conhecimento compartilhado que se alinhe às melhores práticas globais em prevenção e combate a incêndios, atendimento a emergências e ações humanitárias e ambientais.
O Comando do CBMDF parabeniza todos os Bombeiros Militares e Estagiários de Relações Internacionais pelo seu dia.
FONTE: CBM-DF