Neste sábado (5), o Recanto das Emas foi palco da 38ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A estrutura que leva serviços gratuitos e atividades do Governo do Distrito Federal (GDF) para as regiões administrativas reuniu milhares de pessoas na Quadra 2, ao lado da Biblioteca Pública Lúcio Costa.
Durante a sexta-feira (4) e o sábado (5), os visitantes tiveram acesso a diversos serviços, incluindo atendimentos do Na Hora, da Sejus-DF e da Polícia Civil, além de uma variedade de serviços oferecidos por outros órgãos do GDF. A população do Recanto das Emas também contou com serviços para pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas para beleza e bem-estar.
A titular da Sejus-DF, Marcela Passamani, destacou que o programa alcança, de fato, aqueles que mais precisam. “O GDF Mais Perto do Cidadão está, pela quarta vez, no Recanto das Emas trazendo vários serviços de cidadania e lazer. Desta vez iniciamos de uma forma diferente. Estivemos na cidade durante toda a semana, em reunião com a comunidade e visitando escolas para trazer a equipe da pasta para dentro da cidade. O resultado foi efetivo porque vimos que democratizamos o acesso aos serviços do governo para um número maior de pessoas”, disse Marcela Passamani.
Além dos atendimentos itinerantes do programa, a população também contou com um espaço infantil. A analista de TI Kerllem Costa, 43 anos, aproveitou para levar o filho de cinco anos ao teatro do Departamento de Trânsito do DF. “Eu vim conhecer o espaço e fomos chamados para participar da apresentação do Detran. Está muito legal, ele está amando”, comentou.
Já a doméstica Ivanir Souza Nascimento, 61, atualizou a caderneta de vacinação dos seus pets: “Eu tenho nove cachorros. Inicialmente achei que aqui seria só para atendimento em saúde e vim para conferir de perto. Quando vi a tenda da vacinação, já avisei ao pessoal lá de casa para trazer todos os cachorros”.
Instituído em 2023 por meio do Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos, como Justiça e cidadania, Saúde, Cultura e educação, e Esporte e lazer. O programa já percorreu diversas regiões administrativas, incluindo Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, e muitas outras. Na edição anterior, no Riacho Fundo II, foram contabilizados aproximadamente 260 mil atendimentos desde o início de 2023.
Mais saúde
No mesmo espaço, ao lado da Biblioteca Pública Lúcio Costa, a população também contou com os atendimentos do programa itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão.
A iniciativa oferta serviços públicos gratuitos em saúde, que vão desde consultas de rotina até a realização de exames de sangue, mamografia, eletrocardiograma e outros.
A aposentada Francisca Rodrigues, 61 anos, elogiou a estrutura que facilitou no seu tratamento oftalmológico: “Aqui eu consegui o encaminhamento para a minha cirurgia de catarata. Foi muito mais fácil, porque no posto de saúde acaba demorando um pouco mais. Agora vou conseguir fazer minha cirurgia para não ter nenhum problema lá na frente”.
“É muito importante ter programas assim porque os idosos precisam dessa atenção, e graças a Deus estamos recebendo. Somos muito bem assistidos”, ressaltou a aposentada.
Até o momento, o programa itinerante já passou por Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia e Riacho Fundo II. O Saúde Mais Perto do Cidadão ainda deve percorrer as cidades de Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II. A iniciativa do GDF conta com o apoio de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Maximo.
Fonte: Agência Brasília