Manaus/AM. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) apreendeu drogas e armas em operação no fim da noite desta quinta-feira (14/11), no município de Coari/AM.

Foram encontrados 1.711,1 quilos de cocaína e 268,9 quilos de skunk, um tipo de maconha beneficiada em laboratório. Também foram apreendidos quatro fuzis, uma metralhadora; 1781 munições de fuzil e metralhadora e dois motores de 200hp, com blindagem artesanal.

A ação foi desencadeada a partir de trabalhos de inteligência que identificaram o deslocamento de uma embarcação transportando uma expressiva carga de drogas, fortemente escoltada por criminosos armados. O transporte fluvial tinha origem na região da Tríplice Fronteira, área estratégica para o tráfico internacional.

Após intenso confronto armado entre a equipe tática e os ocupantes da embarcação, os criminosos abandonaram a lancha e se lançaram no rio. A embarcação, equipada com dois motores de popa de alta potência, ficou desgovernada e encalhou.

Apesar da fuga dos suspeitos, a operação representou um duro golpe às organizações criminosas que atuam na região, reafirmando o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e crimes transnacionais.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, onde será realizada a formalização dos procedimentos legais e continuidade das investigações.

Em mais uma ação de cooperação entre os órgãos de segurança pública, a Ficco/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado e Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, tendo como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
cs.sram@pf.gov.br | www.pf.gov.br

FONTE: Polícia Federal