Moradores do Paranoá tiveram acesso, do lado de casa, a serviços gratuitos oferecidos pelo Governo do Distrito Federal nesta sexta-feira (29) e sábado (30). Nesses dias, a região recebeu a 42ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

As tendas do projeto foram montadas no estacionamento da Administração Regional. No local, a população teve acesso a atendimentos da Sejus, do Na Hora e da Polícia Civil, além de serviços para os pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas para beleza e bem-estar.

“Nosso objetivo é cada vez trazer mais serviços e poder atender à população do Distrito Federal com o melhor que a gente pode oferecer. Essa é a determinação do nosso governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão, e a gente vai nessa busca constante de aprimorar nosso serviço”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Um dos serviços mais buscados foi a emissão da carteira de identidade. O analista Jonas Cavalcante, 30 anos, esteve no GDF Mais Perto do Cidadão com a mulher e os filhos para fazer o documento para o caçula, e elogiou a iniciativa. “É um serviço que ajuda muito a comunidade, nos traz muitos benefícios”, apontou. “Bem prático, simples e rápido”.

Já a dona de casa Isabel Rosa, 45, foi ao local nos dois dias de evento e, antes, ainda buscou consultas médicas no Saúde Mais Perto do Cidadão – a estrutura da Secretaria de Saúde, que conta com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Máximo, começou a funcionar na quarta-feira, ao lado da iniciativa da Sejus.

“Ontem [sexta] eu vim e consegui tirar a identidade; estou muito feliz com o atendimento, está tudo sendo muito bom”, exaltou Isabel que, neste sábado, buscou atendimento da Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb). “Aqui a gente não precisa nem sair do nosso lugar”, comentou.

Mulheres

A 42ª edição do projeto teve uma atenção especial ao público feminino. Além de um espaço exclusivo ao programa Direito Delas – que dá orientações para a prevenção de violência contra as mulheres –, houve ainda a segunda edição do Nasce uma Estrela, um curso de duas horas destinado às gestantes e mães de recém-nascido, que já atendeu 200 pessoas.

“Nós temos muitos programas na Secretaria de Justiça com atenção às mulheres, como o Direito Delas, que cuida dessa parte de violência. E o Nasce uma Estrela surgiu da ideia de realmente potencializar esse momento tão mágico que a mulher vive – nosso filho, nossa filha quando nasce é a nossa estrelinha. E é um momento muito especial para a gente trazer para perto, trazer conhecimento e dizer que o Estado, o governo está aqui ativamente para poder prestar todo o atendimento a essas mulheres”, enfatizou Marcela Passamani.

Programa

Criado em 2023 pelo Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é organizado em eixos temáticos, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação, e Esporte e Lazer. Periodicamente, a Sejus mobiliza equipes de diversos órgãos do DF para prestar atendimentos em diferentes cidades da capital do país ao longo de dois dias.

O programa já contabilizou mais de 280 mil atendimentos e percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão, Vicente Pires e Gama.

Fonte: Agência Brasília