A 11ª edição do Encontro da Arte (EDA) começa nesta quinta-feira (19), no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília (UnB), a partir das 8h. O evento nacional reúne Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Distrito Federal e de outras unidades da Federação para divulgar manifestações artísticas produzidas, exclusivamente, por pessoas em sofrimento psíquico.
Criado em 2013, o encontro é uma ação sem fins lucrativos, aberto à comunidade e de livre acesso. Com o apoio da Diretoria de Serviços de Saúde Mental (Dissam), da Secretaria de Saúde (SES-DF), o evento amplia e diversifica o cuidado em saúde mental utilizando a arte como ferramenta importante no tratamento psíquico. “Além de ser tradicional, é um momento que agrupa várias ações e oficinas dos Caps. É uma ocasião de festa”, destaca a diretora da Dissam, Fernanda Falcomer.
Segundo a servidora, somada a outras terapias, a arte pode ser uma aliada eficaz para pessoas em sofrimento mental. “Por meio da produção artística, é possível aprofundar o autoconhecimento, desenvolver capacidades e outras habilidades. Isso favorece o protagonismo na própria vida e na autoestima, ajudando no processo de reabilitação psicossocial”, explica Falcomer.
Durante três dias, haverá apresentações artísticas, concurso de poesia, conversas sobre projetos de arte e saúde mental, depoimentos de artistas que tiveram as vidas transformadas pela arte e exposição de trabalhos científicos sobre o tema.
Para facilitar o acesso, serão disponibilizados, nos dias do evento, mais ônibus das linhas 110 e 110.2, que sairão da Rodoviária do Plano Piloto para o Centro Comunitário Athos Bulcão.
Encontro da Arte
Dias 19 e 20 de dezembro – das 8h às 17h30
Dia 21 de dezembro – das 9h às 13h
Local: Centro Comunitário Athos Bulcão – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília (UnB) – Asa Norte
*Com informações da Secretaria de Saúde
Fonte: Agência Brasília