Em pronunciamento na primeira sessão virtual realizada na história do Senado, nesta sexta-feira (20), o líder da minoria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destacou a necessidade de os parlamentares continuar a votar matérias importantes em tramitação na Casa mesmo enquanto durar a pandemia do coronavírus, especialmente propostas para enfrentar a covid-19.
— Há projeto, por exemplo, de nossa autoria, que pede antecipação da restituição do Imposto de Renda. [Projeto] que determina que não ocorram preços abusivos durante a pandemia. É absurdo álcool gel e máscaras cirúrgicas terem tido um reajuste de quase 300%. [E também] não é aceitável que haja demissões nesse período — disse o senador.
Saúde Pública
Ao mesmo tempo em que elogiou o trabalho de Luiz Henrique Mandetta frente ao Ministério da Saúde no combate à covid-19, o senador alertou o presidente da República, Jair Bolsonaro, e seus filhos para que “não criem mais transtornos”.
— Não é aceitável o que ocorreu nos últimos dias, a agressão de um membro da família do presidente da República contra um país [China] que poderá, inclusive, nos ajudar neste momento de pandemia. E que é um dos principais, senão nosso principal parceiro comercial — lamentou.
Randolfe também ressaltou que o governo de Bolsonaro pode contar com a “mão estendida” do Parlamento, como ocorreu na aprovação do estado de calamidade pública.
— Fui o primeiro a dizer que neste momento não tem governo nem oposição — afirmou.
O senador ainda pediu uma atenção especial para o Amapá. Nesta sexta-feira foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no estado.
— Nós precisamos aqui da ampliação de testes, precisamos do apoio às autoridades locais sanitárias e de saúde pública, precisamos de vigilância nos nossos rios e nas nossas fronteiras.
Imprensa
Randolfe concluiu sua fala cumprimentando a imprensa pela qualidade da cobertura jornalística sobre a pandemia e por estar “cumprindo um papel fundamental para a cidadania neste momento”.
Ele também destacou trabalho dos servidores da Secretaria-Geral da Mesa e da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen) por viabilizarem a votação remota para os parlamentares.
— Quero cumprimentar pela celeridade com que conseguiram disponibilizar este instrumento para nós — disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)