.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (GECAMP/CIEVS), vem monitorando diariamente a situação epidemiológica mundial e nacional referente à COVID-19.

No dia 28/02 foi ativado o COE-COVID-19-DF, que é uma estrutura operacional para gerenciamento da epidemia mundial, no Distrito Federal. Uma das funções do COE – COVID-19- DF é o monitoramento diário dos casos suspeitos detectados do Distrito Federal e adoção das medidas indicadas.

O primeiro caso confirmado de COVID – 19 no Distrito Federal foi no dia 05/03. De acordo com este monitoramento no Distrito Federal já foram confirmados 108 casos, sendo que 8 casos não tiveram relação direta ou indireta com viagem internacional.

No dia 20/3, o Ministério da Saúde reconheceu a existência de transmissão comunitária no território nacional, que já havia sido evidenciada em alguns estados. A partir desta nova fase a notificação de casos passa a se concentrar nos casos confirmados, tendo em vista que os casos suspeitos que ainda estão em investigação representam uma parcela dos casos que já tem transmissão local. Da mesma forma, a informação sobre relação com viagens internacionais deixa de ter relevância, na medida em que grande parte dos casos passam a ser transmitidos dentro do pais.

Gradativamente a notificação vai se concentrar nos casos graves e, em casos com síndrome gripal, que apresentam fatores de risco, por meio de um sistema de vigilância e de atenção voltado para a detecção e atendimento desses casos, refletindo a prioridade de evitar o agravamento e ocorrência de complicações que possam levar ao óbito. 

No cenário mundial, vem ocorrendo um aumento no número de casos, totalizando 266.073 casos desde o início da epidemia até 21/03/2020. Enquanto na China, onde se iniciou a pandemia, houve uma redução acentuada da ocorrência de casos novos da doença, na maioria dos  países vem se registrando aumento. 

A Secretaria de Saúde do DF enfatiza as medidas que constam no Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavirus 2019 (COVID-19) do Distrito Federal (http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/Plano-de-Continge%CC%82nciaCoronavirus10.pdf). 

O Ministério da Saúde passou a tomar como base para definição de casos suspeitos viajantes de todos os países (http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/). No dia 25 foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no país, de um paciente procedente da Itália.

Os casos suspeitos de Covid-19 deverão ser notificados na plataforma RedCap, acessada pelo endereço: http://bit.ly/notificaCOVID19

Informamos que desde a sexta-feira, dia 13, o banco de dados e o sistema de notificação do Formsus2 (RedCAP) do Ministério da Saúde está instável, o que provoca divergência com os dados do DF.pelo endereço: http://bit.ly/notificaCOVID19

Observação:

– Transmissão local – quando a contaminação se dá por pessoa que entrou em contato com algum viajante positivo

– Transmissão comunitária – quando não é possível definir como foi feita a transmissão.

* Com informações da Secretaria de Saúde

 

 

*

Fonte: Governo DF