.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o primeiro vice-presidente, Antônio Anastasia, divulgaram neste domingo (22) manifesto em defesa da unidade de ação de todos os Poderes da República para que o país supere a pandemia do novo coronavírus. Para eles, “é vital que haja plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos, de todas as esferas da federação”.

A seguir, a íntegra do manifesto:

Manifesto da presidência do Senado pela Unidade de Ação

Estamos enfrentando a maior crise da história recente de nosso país.

Medidas sem precedentes estão sendo adotadas para superar a pandemia e outras, ainda mais severas, certamente deverão ser implantadas. Neste momento, é vital que haja plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos, de todas as esferas da federação.

As ações devem ser coordenadas e integradas, de forma a otimizar os seus resultados, conforme a melhor orientação dos especialistas. Devemos superar conflitos e discussões inoportunas.

Acusações e mal-entendidos tem ocorrido com frequência nos últimos dias entre autoridades e as quais não nos levam a lugar nenhum, especificamente quanto ao controle da pandemia. O povo brasileiro merece o melhor de todos nós.

Com seriedade, equilíbrio, bom senso e, sobretudo, eficiência.

Não há sentido e nem espaço para protagonismo político ou ideológico; de se procurar culpados ou de atacar instituições. É hora de agir. Com urgência, responsabilidade, equilíbrio e competência.

O Senado é a Casa da federação. Temos a obrigação constitucional de representar os estados e velar pela harmonia federativa.

Assim, o Senado Federal insta e apoia os governos federal, estaduais e municipais a buscarem pronta unidade de ação, de forma integrada e compartilhada, sem arroubos ou conflitos.

O Senado aguarda o diálogo construtivo entre estes poderes para a realização desta tarefa grave e urgente.

Assinam este manifesto:

Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal

Antônio Anastasia
Vice-presidente do Senado Federal

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)