O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), manifestou nesta terça-feira (28) apoio e reconhecimento à megaoperação das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, realizada nos complexos do Alemão e da Penha. A ação, que teve início na noite de segunda (28), resultou na prisão de 81 suspeitos, apreensão de 93 fuzis e na morte de 66 criminosos, segundo informações divulgadas pela Agência Brasil.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Caiado elogiou a atuação das forças de segurança fluminenses e destacou a coragem dos policiais que participaram da operação, apesar da falta de apoio federal.

“Sinto muito orgulho em ver as tropas de segurança do Rio — civis e militares — enfrentando o crime de peito aberto, mesmo sem a presença e a proteção do governo federal. Esses homens e mulheres merecem ser lembrados como heróis, porque estão ajudando o Brasil a recuperar a liberdade das pessoas”, declarou.

Ação de grande porte

Batizada de Operação Contenção, a ofensiva envolveu cerca de 2,5 mil agentes com o objetivo de conter a expansão do Comando Vermelho, facção criminosa que domina parte das comunidades da Penha e do Alemão.
Durante os confrontos, quatro policiais — dois civis e dois integrantes do Bope — foram mortos. Um dos líderes da facção, conhecido como Belão, foi capturado. Além das armas e drogas, também foram apreendidas granadas e pistolas, e 30 presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas romperam o equipamento, o que motivará novos mandados de prisão.

Reações e desdobramentos

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciou que pedirá a transferência de dez chefes de facção para presídios federais de segurança máxima. Já o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que o governo federal não foi comunicado oficialmente sobre a operação.

Para Caiado, o episódio evidencia a necessidade de autonomia dos estados no enfrentamento ao crime organizado e a importância de respeitar e valorizar o trabalho das forças policiais. Ex-delegado e médico, o governador goiano tem feito da pauta da segurança pública uma de suas principais bandeiras políticas em cenário nacional.