Agentes da Vigilância Ambiental promoveram uma desinfecção no Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda, nesta segunda-feira (13/4). A ação faz parte de um plano de medidas para enfrentamento do novo coronavírus.
A próxima unidade a receber a limpeza será o Centro de Internamento de Reeducação (CIR), de acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe). Até o momento, 20 internos e 20 policiais penais foram infectados pela Covid-19. O Correio apurou, ainda, que uma médica que trabalha em uma unidade prisional testou positivo para a doença. Ela também está se tratando em casa.
Os servidores foram afastados das atividades e estão em isolamento domiciliar. Os detentos também estão isolados dos demais custodiados. A pasta informou que nenhum deles está em estado grave.
O primeiro bloco do CDP a ser higienizado abriga idosos. Oito agentes da Vigilância Ambiental participaram da desinfecção. O produto utilizado para a limpeza foi hipoclorito de sódio, componente de água sanitária. “Pedimos que o trabalho fosse iniciado pelo bloco que abriga os reeducandos maiores de 60 anos, público apontado pelos órgãos oficiais de saúde como o mais vulnerável ao vírus ”, explicou o subsecretário da Sesipe, o delegado Adval Cardoso.
Informações do Jornal Correio Braziliense