Tudo na vida, precisa ser observado o lado bom e o lado ruim. Apesar de tudo, o coronavírus trouxe o olhar dos governantes para a saúde, aumentando investimentos e nos alertando que ela não pode ficar abandonada como sempre esteve por décadas.

Os habitantes do Jardins Mangueiral serão beneficiados com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O contrato de execução de obra foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (16) e é por meio de convênio com a Novacap.

A UBS será construída na Praça de Atividades 02 – PA 2, Lote 01, Setor Habitacional Mangueiral (SHMA). Para essa obra, a Secretaria de Saúde vai investir R$ 2.976.187,97 e ampliar o atendimento na Atenção Primária da região.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, destaca a importância da construção de mais essa unidade de saúde no DF.

“É uma preocupação do governador Ibaneis ampliar o atendimento à saúde preventiva da população”, comentou.

Para o Administrador de São Sebastião Alan Valim, foram várias reuniões com a presença dos síndicos e associações com vistas a produção de resultados práticos, principalmente, no que tange a saúde pública, prioridade nesta gestão do GDF.

“Durante todo o ano de 2019, ano em que o Jardins Mangueiral ainda fazia parte da poligonal de São Sebastião, essa foi a principal demanda relatada, em especial pelos síndicos, no bairro, com vistas a oferta do atendimento (básico) de saúde na região, haja vista ainda não possuirmos nenhum equipamento público destinado a esse fim, levando a necessidade de deslocamento a São Sebastião e ao Lago Sul”, ressalta o administrador.  

Valim ainda aproveitou a oportunidade para agradecer o Secretário de Relações Institucionais, Vítor Paulo, autoridade, segundo ele, que teve “toda dedicação e empenho” para levar essa demanda ao governador Ibaneis Rocha, “que de imediato determinou que o projeto fosse priorizado”.

“Esse é um momento especial de vitória”, afirmou o administrador emocionado.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A UBS terá a média de quatro ou cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família.  Cada equipe dessas contará, também, com um grupo de odontólogos para o atendimento à saúde bucal. De acordo com o diretor de Organização de Serviços de Atenção Primária, Maurício Fiorenza, o atendimento básico contemplará todas as linhas de cuidado como, gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos. Além do serviço de coleta laboratorial e farmácia.

Prazos

O contrato foi firmado entre a Novacap e a Anglos Construções Ltda EPP (Processo: 0112-003719/2017) e terá vigência de 380 dias corridos a contar de sua assinatura, que ocorreu no dia 09 de abril. O prazo de início da obra será de até cinco dias corridos, contados a partir da data de recebimento da Ordem de Serviço. Já o prazo de execução e conclusão da obra é de cerca de 320 dias.

Da Redação do Policiamento Inteligente com informações da Agência Brasília