POR: ASCOM SSP

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, dando continuidade em suas ações policiais no interior do Maranhão concluiu o primeiro trimestre de 2020 com um saldo considerável no que tange o número de prisões , além de apreensões resultantes de um trabalho integrado e complexo de investigação entre a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) , as Delegacias Regionais e Municipais .

De janeiro a março foram contabilizadas 485 prisões ,destaque para mês de março que fechou com 140 prisões executadas. Os trabalhos da Polícia Civil também resultaram em diversas apreensões de armas, drogas, e recuperações de veículos e aparelhos de celular.

Dentre estas prisões, vale destacar 57 (cinquenta e sete) prisões decorrentes de cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva, 53 (cinquenta e três) de Autos de Prisão em Flagrante, 10 (dez) de Mandados de Internação Provisória, 10 (dez) Mandados de Prisão Temporária, 04 (quatro) de Auto de Apreensão em Flagrante, 04 (quatro) de Mandado de Prisão Civil e 2 (dois) Mandados de Internação Provisória. Foram apreendidas 16 armas de fogo, 14 veículos recuperados e uma expressiva quantidade de drogas apreendidas.

Segundo o Superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI) , Guilherme Campelo , ainda no mês de março todas as Delegacias Regionais deflagraram a ” Operação Marias” em alusão ao dia Internacional da Mulher, uma iniciativa do Fórum Permanentemente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (ConCPC), que cumpriu mandados de prisão em aberto e deu cumprimento a Medidas Protetiva de Urgência.

Umas das prisões mais relevantes foi a do Pastor de uma Igreja no município de Sucupira do Norte que foi preso após várias mulheres ,principalmente fiéis da congregação denunciarem o religioso por abuso sexual .

Em tempos de Pandemia, a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI)estabeleceu o emprego de medidas urgentes de prevenção ao contágio ao Covid-19, em conformidade ao Decreto Estadual e a Instrução Normativa 03/2020 – DG/PCMA. As Delegacias Regionais e as Delegacias Municipais do Interior do Estado têm orientado a população a procurar as delegacias somente em casos graves e de urgência, disponibilizando o link: https://delegaciaonline.ssp.ma.gov.br/ para que sejam feitos os Registros de Ocorrência dos casos de preservação de direito, extravio e objetos, furtos simples, crimes contra honra (calúnia, difamação e injúria), maus tratos a animais, apropriação indébita, dano, constrangimento ilegal, estelionato e ameaça que não seja no âmbito da Lei Maria da Penha.

Além disso ,as equipes de policiais civis estão indo as ruas, utilizando-se de medidas educativas, para demonstrar a importância de se manter o isolamento social. No que tange aos estabelecimentos que não sejam de serviços essenciais e estejam em pleno funcionamento, os policiais civis orientam o fechamento imediato, informando sobre as medidas de combate ao Covid-19, visando conter a disseminação da doença.

Por fim , a SPCI possui o *perfil oficial do Instagram (spcipcma), como forma de aproximar a sociedade da polícia e otimizar o combate à criminalidade. Também disponibiliza o serviço de WhatsApp, através do número (98) 98422-5028, de uso exclusivo para denúncias de todos os tipos de crimes. O sigilo do denunciante é garantido e, além de não ser necessária a identificação, esta forma de comunicação permite o envio de vídeos, fotos e documentos. O serviço funciona 24 horas por dia e abrange todo Estado.