Mais uma medida preventiva no combate à contaminação e a disseminação da pandemia do novo coronavírus foi anunciada pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia.
Os servidores policiais e administrativos do órgão que, porventura, desejem se isolar dos amigos e familiares, terão a opção de ficarem em locais previamente mapeados pela gestão da instituição.
Entre as tratativas, o Sindicato da PRF BA (SINPRF/BA), através do seu presidente, Fábio Serravalle Franco, colocou às dependências da sede à disposição dos policiais. Já existe também um acordo fechado com um imóvel, na região de Paulo Afonso, para recepcionar os profissionais.
Encontra-se em análise na Regional, a possibilidade de contratação de vagas em hotéis e pousadas, localizados nas proximidades das instalações da sede e das unidades operacionais espalhadas em diversas regiões do estado. A ideia é que as vagas poderão ser ocupadas pelos servidores, mediante análise prévia e com o objetivo de acolher os profissionais que contraiam a COVID-19 e precisem permanecer o tempo de quarentena em isolamento.
São medidas preventivas para o servidor e sua família, evitando os riscos de transmissão da doença, neste momento de crise de saúde pública que vive o país.
Desde o início do surto causado pela COVID-19, a PRF na Bahia adotou medidas preventivas e intensificou ações diárias no enfrentamento a doença, a exemplo da limpeza e higienização com mais frequência de todos os ambientes e instalações das UOPs, viaturas e equipamentos. Para isso, reforçou as unidades com produtos de limpeza como detergente, água sanitária, álcool em gel e pano de limpeza.
O uso o EPI também é fundamental para garantir a proteção individual e evitar que os profissionais sejam expostos a contaminação pelo vírus. Foram distribuídos luvas, máscaras, óculos de proteção e reforçado a necessidade da utilização desses equipamentos como um acessório de rotina a fim de mitigar os riscos de contaminação.
Aliado a essas medidas foi disponibilizado um tutorial ao efetivo com os cuidados relativos ao plantão. São orientações que devem ser seguidas pelos policiais para evitar o contágio e disseminação da COVID-19.
Além disso, a PRF adotou o Projeto de Videoconferência de “Rotinas de Saúde Ocupacional adaptados à PRF no cenário COVID-19”, que são videoconferências diárias realizadas com o efetivo para orientar e tirar dúvidas sobre as condutadas preventivas na atividade operacional.
É a PRF atenta e atuante no cenário nacional no combate à pandemia do novo coronavírus e assim, protegendo vidas.