GEP 02 tem foco na saúde mental dos servidores da PRF

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para integrar o Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP 02/2020) da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O GEP abordará temas relacionados aos transtornos mentais e de comportamento nos servidores da PRF. As inscrições estão abertas entre esta segunda-feira (04) e o próximo dia 11 de maio.

O GEP está inserido no âmbito da Coordenação de Apoio à Gestão – COAGEX, e vai promover estudos transdisciplinares destinados a avaliar a psicodinâmica, os fatores de riscos precipitantes e agravantes relacionados ao adoecimento mental dos servidores da PRF. A finalidade do grupo é propor boas práticas de prevenção de transtornos mentais e de comportamento, promovendo estudos epidemiológicos sobre a saúde mental do servidor, incluindo suicídio no âmbito da PRF.

Esta é a segunda edição do GEP, a primeira versão estuda todos os acidentes de trânsito que vitimaram PRFs nos últimos 5 anos, e o objeto de entrega é um programa de prevenção de acidentes desse tipo no órgão.

O processo de seleção para integrar o GEP 02 vai classificar até 15 servidores, que atuarão em cinco frentes, serão grupos distribuídos em Áreas Temáticas, divididos da seguinte maneira: Psicodinâmica do Adoecimento Mental do PRF; Panorama atual da saúde mental do PRF; Estudo do Suicídio na PRF; Boas Práticas em Saúde Mental Policial: levantamento, avaliação e aplicação na PRF; Educação e Tecnologia em Saúde Mental Policial.

Poderão se inscrever e serem selecionados para fazer parte do GEP servidores da Polícia Rodoviária Federal, independente da lotação, a novidade é a possibilidade de inscrição de servidores aposentados.

Serão aceitas as inscrições no presente certame dos servidores que preencherem cumulativamente os seguintes requisitos: Ser servidor ativo ou aposentado da PRF; Ter cumprido o estágio probatório; Possuir ensino superior; Possuir disponibilidade para participar das reuniões por videoconferência ou presenciais, e para eventuais convocações remotas ou presenciais; ter interesse em pesquisa em uma das Áreas Temáticas.

O GEP 02/2020 atuará em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP e com o Planejamento Estratégico da PRF, fomentando a cultura de tomada de decisões baseadas em evidências e de planejamento de ações de desenvolvimento humano com foco na preservação da vida dos servidores.

O GEP 02/2020 buscará parcerias com instituições de pesquisa e saúde, nacionais e internacionais e poderão ser convidados a participar de reuniões do grupo, servidores da PRF e representantes de outros órgãos públicos ou privados, que atuam no âmbito temático deste grupo.

Algumas atividades do GEP 02/2020 poderão ensejar o pagamento de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) aos pesquisadores, conforme IN 04/2019.

Todo o material produzido pelo GEP terá caráter eminentemente fomentador de políticas públicas em saúde mental policial, de proteção à vida e prevenção ao suicídio de servidores da PRF, sendo respeitadas as diretrizes bioéticas na gestão de informações de pessoas, com proteção à individualidade e à confidencialidade das informações.

Como se inscrever

Os servidores ativos deverão se inscrever no ambiente Lúmen, que ficará disponível online, na página https://lumen.prf.gov.br/lumen/login/index.php, (ou clicando AQUI) na guia “Cursos com inscrições abertas”, das 12h do dia 04 de maio até 12h do dia 11 de maio. Os candidatos deverão ter o Currículo Lattes preenchido, devidamente atualizado e com link de acesso informado em campo próprio no Lúmen.

As inscrições dos candidatos aposentados deverão ser feitas junto à UniPRF através do e-mail uniprf@prf.gov.br das 12h do dia 04 de maio até 12h do dia 11 de maio. Com o pedido de inscrição, os candidatos deverão inserir informações de identificação pessoal, além de anexar documentos e certificados que comprovem o atendimento das exigências contidas no Edital Nº 32/2020/DIREX e declarar concordar com as regras deste certame.

Confira AQUI o edital para participação no GEP 02/2020 da PRF.