Sábado (16), por volta de 19h30, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de combate ao crime na BR 101, em Araranguá e abordaram uma VW Spacefox de São Paulo, com dois casais, que transitavam no sentido sul. Dentro do veículo havia uma grande quantidade de mercadorias. Os ocupantes não souberam explicar a origem das mercadorias e não apresentaram qualquer comprovante de compras.
Os policiais constataram que os quatro ocupantes eram do Rio Grande do Sul e todos tinham várias passagens criminais. Por tais motivos os policiais desconfiaram de que fosse produto de furto e fizeram contato com as polícias civil e militar para saber se havia ocorrido algum furto em supermercados da região. Os policiais tomaram conhecimento que haviam sido realizados furtos em vários estabelecimentos da região, inclusive um grande furto num mercado atacadista de Araranguá.
Foi feito contato com o mercado atacadista de Araranguá e, diante das imagens, foi possível comprovar que o furto havia sido praticado pelos dois casais. Além disso, 70% das mercadorias foram reconhecidas como sendo do mercado por meio do leitor de barras. Os assaltantes furtaram de um mercado 635 frascos de desodorante, equivalente a mais de 6 mil reais. As mulheres entravam nos mercados, colocavam produtos nas mochilas e saíam, deixando as mercadorias no carro, trocando de roupa e retornando para buscar mais mercadorias.
Os assaltantes realizavam furtos em vários mercados, acumulavam as mercadorias e quando tinham um volume para encher o carro, deslocavam para o Rio Grande do Sul, onde uma das mulheres tinha um mercado e revendia as mercadorias furtadas.
Desta forma, os policias conduziram os quatro ocupantes do veículo para a delegacia da Polícia Civil de Araranguá. Eles vão responder por furto em vários estabelecimentos comerciais.