O órgão já iniciou as tratativas para doação imediata do material apreendido para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta segunda-feira (25) em Jequié (BA) uma carga de equipamentos médicos como oxímetros  que eram transportados sem documentação fiscal.

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam no km 677 da BR-116, quando abordaram um Chevrolet/Onix, placas de Caruaru (PE). O motorista, de 46 anos, era acompanhado por um passageiro, de 43.

O motorista demonstrou muito nervosismo com a abordagem e por essa razão, os policiais elevaram o nível das buscas.

No interior do automóvel, foram encontradas caixas que, abertas, continham ao todo 84 oxímetros, aparelho que afere a quantidade de oxigênio presente nas células e ajuda no monitoramento de oxigenação presente no sangue, largamente utilizado durante o período de pandemia. Além disso, foram apreendidos 02 manguitos, 05 sensores, 04 componentes eletrônicos e 02 monitores.

Perguntado ao motorista, o mesmo não apresentou a documentação legal que o autorizaria a circular com as mercadorias apreendidas. Ele ainda disse que o carregamento do material foi em São Paulo e os levaria para o estado de Alagoas.
Diante dos fatos, os aparelhos e os envolvidos foram encaminhados para a Polícia Federal em Vitória da Conquista (BA).

Avaliado em cerca de R$ 500 cada oxímetro, o total da apreensão dos aparelhos chega a R$ 42 mil.

A PRF informa que vai buscar meio de intervir para que esse material tão necessário ao enfrentamento da Covid-19 chegue as unidades de saúde, pois vai fazer diferença no tratamento de pacientes, nas condições de trabalho dos profissionais da saúde e na preservação da vida.