A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou, na manhã de hoje (29), a Operação Redenção. A operação teve a participação de 105 policiais civis e desarticulou uma associação criminosa que dominava o tráfico de drogas em Goianira, cidade da região metropolitana da capital. Além do tráfico, o grupo praticava roubos e furtos.
As investigações, em curso há três meses, revelaram que três criminosos, reclusos no sistema penitenciário estadual, coordenavam a venda de drogas na cidade com pontos espalhados em diversos setores. Com rigor, a associação repelia qualquer tentativa de outros traficantes comercializarem drogas no território, havendo registro de homicídios de concorrentes no curso da investigação.
Ao todo, foram expedidos 47 mandados judiciais, sendo 17 de busca e apreensão e 30 de prisão temporária, dos quais sete investigados já se encontravam presos. Foram cumpridos 26 mandados de prisão, sendo que 04 investigados encontram-se foragidos.
O Delegado Fernando Gama, titular da especializada, ressalta que a ação deve gerar uma redução na criminalidade local, em razão do domínio do grupo desmantelado. “Em verdade, os pontos varejistas de drogas, vulgarmente conhecidos como ‘bocas de fumo’, geram intranquilidades de toda ordem a pessoas probas e honestas que vivem em determinado bairro. Os dependentes praticam furtos e roubos para saciarem o vício, os traficantes cometem homicídios, extorsões e ameaças contra devedores e concorrentes, veículos são roubados para a prática de outros crimes. Por isso, batizamos a operação de Redenção, no sentido de livramento, de resgatar esses moradores do domínio do crime”, declarou o delegado.
A Operação Redenção teve a participação dos policiais da DEIC/ DIH/ DERFRVA/DOT/DEAM/DRACO/GT3/ 16ªDRP/1ªDRP. Além do auxílio de cães farejadores.