Antes mesmo de Ceilândia se tornar a primeira colocada no triste Ranking de mortes e contaminados pelo novo coronavírus o Policiamento Inteligente já alertava a comunidade sobre os riscos da doença para os moradores da cidade.

Dos 11.256 casos confirmados de Covid-19 até as 18h desta terça e das 177 mortes registradas em todo o DF, a cidade registrou 1.204 infectados e 37 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde os moradores de Ceilândia já não podem ser internados próximo a sua cidade, pois estão sendo levados para o Hospital de Base, UPA do Núcleo Bandeirante e para o Hospital de Santa Maria.

Os deputados distritais Chico Vigilante (PT/DF) e Rafael Prudente (MDB) estiveram, nesta quarta-feira (3/6), em Ceilândia para conversar com os secretários da Casa Civil, Valdetário Andrade, e da Saúde, Francisco Araújo, sobre as ações de enfrentamento ao temido vírus.

Uma proposta feita aos chefes das pastas foi de lockdown, ou seja, fechamento total da cidade, para barrar o crescimento do número de casos. Quando ocorre o lokdown as pessoas somente podem sair para resolver questões essenciais como ir ao médico, farmácia, mercado e padaria, por exemplo.

O próprio governador Ibaneis Rocha (MDB) está pronto para decretar o lockdown nas regiões onde a situação for mais grave, em caso de aumento descontrolado da doença, em cidades como Ceilândia, Samambaia, Pôr do Sol, Sol Nascente e Estrutural, conforme já declarou em entrevista a Coluna Grande Angular do Portal Metrópoles.

De acordo com Chico Vigilante, que é morador da região, a população não tem levado a sério as medidas de isolamento e ainda lida com o agravante de uma menor renda e mais famílias aglomeradas em ambientes pequenos. 

“Eu conversei com o secretário Valdetário e ele não descartou essa possibilidade. Vai depender muito do comportamento das pessoas”, afirmou Chico Vigilante.

Ainda assim, um grupo de trabalho formado pelo conselho de saúde da região estudará outras possibilidades para Ceilândia.

“Sei do esforço que está sendo feito, mas a população precisa se conscientizar. Quero pedir ao governador que pense seriamente em fazer um lockdown aqui. As pessoas estão morrendo e não haverá hospital de campanha na cidade”, alertou o petista.

Visando combater os altos índices de casos de coronavírus registrados na região a Administração Regional de Ceilândia informa que a partir desta quinta-feira (04), todos os campos sintéticos serão lacrados.