Em Belém, policiais militares detiveram dezenas de pessoas que participavam de uma manifestação contra o governo federal e contra o racismo. Nas redes sociais, participantes do ato, que começou por volta das 9h no Mercado de São Brás, dizem que cerca de 30 pessoas foram detidas, mas a Secretaria Estadual de Segurança Pública não confirmou a informação, aacrescentando que ainda está verificando o número exato.
Segundo a secretaria, o aparato policial registrado em diversos vídeos compartilhados nas redes sociais atuou em cumprimento ao Decreto Estadual n° 800, que proíbe a aglomeração de grupos com mais de dez pessoas. A medida foi adotada no fim de maio, como forma de evitar a propagação da covid-19.
Ainda de acordo com a pasta, algumas pessoas abordadas portavam rojões, produtos inflamáveis, armas brancas como facas e canivetes, além de toucas ninja e máscaras que escondiam os rostos, impedindo que fossem identificadas.
Os detidos foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento e liberados em seguida. Não houve registros de incidentes durante a manifestação.