Entre os dias 14 e 18 deste mês de junho, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar (3° BBM)  sediado na cidade de Imperatriz, promoveu uma série de treinamentos voltados aos militares do 50° Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro. A capacitação tem em vista a preparação para o início do período de estiagem, que deixa a vegetação mais seca, tornando o cenário mais vulnerável ao aparecimento de focos de incêndio.

Os treinamentos foram realizados em quatro dias, com público de aproximadamente 280 militares divididos em quatro turmas. Os participantes receberam orientações para a formação básica de uma Brigada de Incêndio Florestal, combate a incêndio, manuseio de ferramentas e equipamentos, noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes.

A iniciativa é efetivada anualmente como um mecanismo de prevenção e disseminação de informações, gerando uma conscientização coletiva acerca desse tipo de ocorrência.

 

 

No ano passado, o Comando da Corporação colocou em prática a Operação ‘Maranhão Sem Queimadas’, com o objetivo de descentralizar o combate aos incêndios em vegetação por todo o estado. As unidades operacionais reforçaram suas equipes com apoio do efetivo de Batalhões do Exército Brasileiro e o suporte de Secretarias Municipais. Palestras e orientações ao homem do Campo também foram incluídas e direcionadas às regiões mais atingidas pelas queimadas.

Para 2020, o planejamento já começa a ser colocado em prática com a precisa atuação dos bombeiros no interior do estado. Em Imperatriz, município que costuma apresentar um grande de número de ocorrências relacionadas a fogo em vegetação, foram contabilizadas 256 ocorrências atendidas pelo 3°BBM no ano de 2017. Já em 2018, o número reduziu para 170, e em 2019 manteve a média, alcançando 183 ocorrências atendidas entre os meses de junho, julho, agosto e setembro, o que demonstra um controle maior com as novas estratégias de combate empregadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Instrutores:

1° Tenete Evandro;
2°Tenente Valdernildo;
Asp Of Jouberth, Asp Of Matheus Barros.
Monitor: 1º Sgt R. Barros