Por volta das 12h05min no domingo (5), uma equipe do BBMAR se deslocou para a praia de Mangue Seco – Raposa, após receber um chamado com informações de que dois pescadores estavam à deriva. Os militares deslocaram na moto aquática 09 (MA-09) e chegando ao local, identificaram e fizeram o resgate das vítimas que estavam conscientes e flutuando em um pedaço de isopor. Além da MA os bombeiros também tiveram auxílio de um quadriciclo.

Outro atendimento foi às 12h10min na praia do Araçagy, quando a guarnição realizava o patrulhamento e notou que um Kite Surfista ficou à deriva após a queda da pipa de seu equipamento. Os guarda-vidas nadaram até a vítima para realizar o salvamento, mas também contaram com o apoio de mais dois militares em uma moto aquática e concluíram a operação com sucesso.

Ainda na tarde de domingo, por volta das 16h25min, durante a ronda na praia do Calhau, os guarda-vidas de serviço foram acionados por banhistas para atender uma ocorrência de uma jovem de 19 anos que estava se afogando próximo ao Bar Adventure. Os militares entraram no mar e rapidamente retiraram a vítima que, aspirou pequena quantidade de água, e já estava em grau 2 de afogamento. Os bombeiros realizaram o primeiro atendimento e a jovem foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagy pela Unidade de Resgate 23 (UR-23) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

Com a reabertura gradativa do comércio na orla, o número de banhistas nas praias tem aumentado nos últimos finais de semana, consequentemente o número de atendimentos e para garantir a segurança de quem procura esse ambiente para se divertir, o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR) vem reforçando as equipes de guarda-vidas que trabalham na prevenção e salvamentos.

Equipe de serviço:

– Sgt A. Santos

– Sgt Dene

– Sgt Railton

– Sgt M Santos

– Sd Nilson

– Sd Haidar

 

Dicas para evitar afogamentos:

Não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água;

Entrar na água somente até a altura da cintura;

Evitar brincadeiras como simulações de afogamentos;

Orientar as crianças sobre os perigos e nunca as deixá-las entrar na água sozinhas.