Esta carta é destinada às bombeiras e aos bombeiros militares, por ocasião do “Dia do Socorrista”, que, de forma destemida, enfrentam diariamente todos os riscos inerentes às atividades de socorro do CBMDF, com todos os agravantes trazidos pela pandemia do Novo Coronavírus, e a doença COVID-19!!!

Senhoras e senhores bombeiros militares socorristas,
É por sua causa que levantamos todos os dias para trabalhar.

Vocês são o braço estendido da Corporação que alcança a cada uma das vidas que clamam por socorro, em qualquer tempo, qualquer lugar, qualquer situação, e quaisquer que sejam os riscos envolvidos!

Sem o trabalho de cada um de vocês, não existiríamos, não teríamos motivo de trabalhar, não teríamos orçamento, não compraríamos viaturas, equipamentos, materiais, EPIs, aviões, helicópteros, não construiríamos prédios, não faríamos absolutamente nada, pois, simplesmente, não existiríamos!

Vocês são o nosso orgulho, vocês nos representam, vocês nos enchem o peito de alegria para gritarmos: “somos BOMBEIROS MILITARES”!

Antes da sociedade admirar os bombeiros militares, e destinarem mais de 90% de credibilidade e confiança, nós, da Corporação, é que admiramos a cada um de vocês, socorristas, que se apresentam no serviço prontos para qualquer missão, avançando mesmo que o medo os assombre, ou que as pernas tremam, ou que o pavor se apresente, mas a força para avançar é maior, a missão é sempre maior!!!

Há uma passagem bíblica em que um certo doutor da lei se achega ao Mestre e pergunta-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? O Mestre, então lhe pergunta: o que está escrito na lei? E respondeu o doutor: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Então o Mestre lhe disse: Respondeste bem, faze isto e viverás. Querendo justificar-se o doutor pergunta ao Mestre: E quem é o meu próximo? Segue, abaixo, a resposta do Mestre:

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32 E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; 35 E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e fazer da mesma maneira.

Assim são os nossos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, cheios de compaixão, importando-se com aqueles que estão sofrendo dor, angústia e risco de não sobreviver!!!!

Nossos destemidos socorristas apresentam-se, com centenas de horas de treinamento, esforço, dedicação, empenho, experiência, e cheios de boa vontade, prontos para enfrentar qualquer perigo, agarrando-se em luta feroz contra as situações que ameaçam a vida dos nossos cidadãos brasilienses, superando as dificuldades, e servindo ao próximo, com amor e altruísmo!!!!

Graças aos nossos socorristas, juntamente com o SAMU-DF, é que o cidadão brasiliense tem sido atendido nas horas mais difíceis, quando parece que a vida escapará em questão de segundos, quando não há mais esperança. Nesse momento é que chegam nossos heróis, preparadíssimos profissionais para garantir o mínimo de cuidado e atendimento, e permitir o retorno à vida, à família, à saúde, e aos amigos.

Socorristas, que o nosso humilde serviço de apoio e dedicação ao esforço diário de cada um de vós, seja o esteio e a fortaleza para que levantem vossas cabeças e sigam altaneiros no cumprimento da sagrada missão de “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”!

Que Deus os abençoe e proteja em todas as missões, cuidando de cada um de vocês e de seus familiares!

Um grande VIVA aos nossos socorristas!!!!

Lisandro Paixão dos Santos – Cel. QOBM/Comb.
Comandante-Geral do CBMDF

 

 

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));