ASCOM PCMA
A Polícia Civil do Maranhão participou, nesta quinta-feira (23), da reunião realizada na SSP/MA, que tratou do aplicativo Salve Maria-Maranhão.
O APP é mais uma ferramenta disponibilizada para potencializar o enfrentamento à violência de gênero e que se soma a outros canais, a exemplo da delegacia “online”, e permite denunciar situações de violência de gênero, doméstica e sexual às forças policiais.
A implementação do aplicativo é resultado de uma parceria com o Sistema de Segurança Pública do Piauí, com a adequação de uso realizada pela Supervisão de Informática (SUINF) da SSP/MA, com destaque para a atuação da delegada Kazumi Tanaka, Coordenadora Estadual das Delegacias de Atendimento à Violência contra a Mulher (CODEVIM), que propôs o uso do aplicativo e participou desde o início do projeto.
Também participam do projeto a Cel. Augusta, Comandante da Patrulha Maria da Penha, e do Cel. Luongo, Diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), com a gestão operacional das chamadas geradas pelo número 190.
Para a utilização do aplicativo o usuário deve fazer o download no celular, preencher os dados pessoais e, após essa etapa, poderá acionar, em caso de urgência, um botão de segurança. Esse botão é o dispositivo que vai gerar ocorrência georeferenciada que, de forma imediata, envia os dados para o atendimento no 190 (CIOPS).