Por Orisley Guedes

Ao todo, sete viaturas operacionais foram repassadas pelo Governo Federal

Neste sábado (15), sete viaturas operacionais, incluindo dois micro-ônibus, chegaram para reforçar a frota do sistema prisional do Distrito Federal. Os veículos foram doados pelo Governo Federal por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e trazidos de São Paulo por policias penais da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape/DF).

As novas s viaturas já estão adesivadas com a identificação polícia penal, conforme prevê a Emenda Constitucional nº 104/2019, que cria as polícias penais no âmbito federal, estadual e distrital.

Para o secretário de Administração Penitenciária do DF, o delegado Adval Cardoso, a entrega dos veículos representa um reforço para as atividades de escolta e transporte de apenados, temporariamente suspensas por conta da pandemia, bem como para a prestação dos demais serviços relacionados à execução da pena. “Além de contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelo sistema penitenciário, gestos de cooperação como este reforçam ainda mais o sentimento de valorização do servidor, que passa a dispor de recursos materiais modernos e adequados ao desempenho da atividade de execução penal”, destaca o chefe da pasta.

A missão para receber as viaturas na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, e trazê-las para o DF foi composta por oito servidores da DPOE e teve inicio no último dia 11 de agosto. “Estamos sempre preparados para participar de toda e qualquer missão. Esta foi, sem dúvida, mais uma de grande valia para a polícia penal como um todo”, enfatizou o diretor da DEPOE, Antônio Arino Araújo Vidal.