Os policiais militares apreenderam 12 pássaros mantidos em cativeiro em uma chácara na Colônia Agrícola Samambaia, em Vicente Pires. Os militares descobriram os animais após receberem denúncia anônima de que um homem criava os animais irregularmente.
O dono da chácara, um aposentado de 66 anos, foi detido neste domingo (30). Ele mantinha preso em nove gaiolas, sete canários da terra, dois curiós, dois coleirinhos e um sabiá-laranjeira.
De acordo com o terceiro-sargento Carlos Eduardo, o aposentado alegou que sempre gostou de pássaros e que pegou os canários da terra no próprio quintal. “Ele argumentou que os pássaros entram por livre vontade nas gaiolas”, disse. À explicação esdrúxula, que não convenceu os policiais, o aposentado acrescentou que ganhou os curiós em troca de serviços prestados.
O aposentado não possui licença ou autorização para criar pássaros. Apesar de viverem em gaiolas, não apresentavam sinais de maus-tratos.
O aposentado assinou um termo se comprometendo a prestar esclarecimentos à Justiça quando solicitado e foi liberado. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).