A terceira semana de setembro (13 a 19) parece ter sido escolhida para recordar datas e fatos do mundo audiovisual. Do Dia Nacional da Televisão (19) até a lembrança do 50º ano da morte do músico Jimi Hendrix (17), ainda se comemora o Dia Latino-Americano e Caribenho da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação (14) em homenagem ao Programa Viva Maria, da Rádio Nacional.
Mulher e comunicadora
A jornalista Mara Régia comanda o programa Viva Maria desde 14 de setembro de 1981 (39 anos) pela Rádio Nacional de Brasília. Ela é uma das brasileiras fundadoras da Rede de Jornalistas com Visão de Gênero das Américas, criada em 2016.
Graças à sua forte atuação nos meios de comunicação, criou-se o Dia Latino-Americano e Caribenho da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação em recordação à data de estreia do programa.
Vale a pena conferir um compilado de publicações do programa Viva Maria que continua ativo até hoje.
“Na Tupi eu fico…”
No próximo sábado, 18 de setembro, completam-se 70 anos da primeira exibição televisiva no Brasil e na América Latina. O programa TV na Taba, transmitido pela PFR-3 TV Difusora, de Assis Chateaubriand (Chatô), ocupou as ondas magnéticas de frequência modulada (FM) para exibir, em vídeo e áudio, cenas ao vivo de dança, poesia, além do humor caipira de Mazzaropi.
Chatô contrabandeou e distribuiu 200 televisões em vitrines das lojas do centro de São Paulo para que parte dos moradores da cidade tivessem acesso à experiência. Em 2010, o programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, produziu um programa especial sobre os 60 anos de sua inauguração.
A emissora foi a quarta no mundo a ser transmitida. Posteriormente, passou a ser chamada de TV Tupi e ficou marcada por jingles como “Na Tupi eu fico toda semana. Na Tupi tem os melhores programas”. A Lei 10.255 de 9 de julho de 2001 oficializou a data como o Dia Nacional da Televisão. No dia seguinte (19), também ia ao ar o primeiro jornal televisivo brasileiro, o Imagens do Dia.
Esticando a semana de domingo a domingo, vale recordar que dez anos depois, em 20 de setembro de 1960, ia ao ar a TV Cultura, do Estado de São Paulo, que continua sendo transmitida agora em sinal digital.
Hendrix: do Rock ao Blues
Se alguém pedir uma lista dos melhores guitarristas da história, é praticamente impossível não citar o nome de James Marshall “Jimi” Hendrix. Nas primeiras horas de 18 de setembro de 1970, Hendrix é encontrado morto em sua casa, em Londres, após retornar de uma festa. Cinquenta anos depois, sua morte ainda é rodeada de mistérios. O seu legado, porém, segue estampado nas calçadas, bustos, camisetas e nos acordes e letras que são reproduzidos por entusiastas e músicos profissionais de todo o mundo.
Toda semana divulgamos as principais datas em conjunto com o projeto Efemérides da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Neste espaço, o leitor tem acesso aos episódios e personalidades que tiveram presença no cenário nacional e mundial com os links do material produzido sobre os assuntos.
13 à 19 de setembro
13
Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas – comemoração instituída pela Lei Nº 12.646 de 16 de maio de 2012
14
Dia Latino-Americano e Caribenho da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação – data consagrada em homenagem ao programa Viva Maria. A jornalista é uma das brasileiras fundadoras da Rede de Jornalistas com Visão de Gênero das Américas, criada em 2016.
Nascimento do cantor e compositor fluminense Ismael Silva (115 anos)
15
Nascimento da escritora britânica Agatha Christie (130 anos) – destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de Rainha/Dama do Crime
Dia Internacional da Democracia – data reconhecida pela ONU
16
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio – data reconhecida pela ONU de Wall Street (100 anos) – a explosão matou 30 pessoas imediatamente e outras oito morreram depois por conta de ferimentos
Nascimento do guitarrista de blues, compositor e cantor estadunidense Riley Ben King, o B. B. King (95 anos)
17
Morte do montador, roteirista, diretor de cinema e televisão fluminense João Carlos Manga (05 anos) – inovou a comédia e a sátira no cinema brasileiro
Criação da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) localizada na cidade de Campinas (SP) (80 anos)
Blecaute no Centro-Sul do Brasil de 1985 (35 anos) – um grande blecaute que atingiu oito estados brasileiros e o Distrito Federal
18
Morte do guitarrista, cantor e compositor estadunidense James Marshall Jimi Hendrix (50 anos)
Dia Nacional da Televisão – comemoração que foi instituída pela Lei 10.255 de 9 de julho de 2001 tem por fim marcar a data da inauguração da PFR-3 TV Difusora (mais tarde TV Tupi), como a 1ª emissora de televisão do Brasil e da América Latina, e a 4ª do mundo, integrada então ao império jornalístico Diários e Emissoras Associados”
Inauguração da Rede Tupi de Televisão com a exibição do primeiro programa TV na Taba (70 anos)
Dia do Início da Semana Nacional de Trânsito – a semana foi instituída pela Resolução Nº 420 de 31 de julho de 1969 do Conselho Nacional de Trânsito do Brasil, e que está ratificada no Artigo Nº 326º da Lei Nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, pela qual também se instituiu o Código Nacional de Trânsito no Brasil
19
Nascimento do músico, compositor e instrumentista paulista José Gomes de Abreu, o Zequinha de Abreu (140 anos) – um dos maiores compositores de choros, é autor do famoso choro Tico-Tico no Fubá , que foi muito divulgado por Carmem Miranda, na década de 1940.
Nascimento da antropóloga paulista Ruth Cardoso (90 anos)
Morte do escritor cubano Italo Calvino (35 anos) – nascido em Cuba, mas reconhecido como um dos mais importantes escritores italianos do século XX
Exibição do primeiro telejornal a ser exibido no Brasil, o jornal Imagens do Dia (70 anos)