A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Batalhão Tiradentes, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira e lideranças comunitárias do bairro da Liberdade, realizam nas noites de quinta ação social de distribuição de sopa à comunidade. O projeto surgiu a partir de uma percepção conjunta das instituições envolvidas na ação, visto o bairro da Liberdade ser uma área de grande número de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade.

Desse modo, os órgãos empenhados trabalham de maneira integrada, visando ofertar apoio àqueles que possuem renda familiar que por vezes não dar para suprir as necessidades inerentes ao bem viver no dia a dia. Estávamos pensando numa forma de como ajudá-las e de poder estar mais presente em seu cotidiano, nessa perspectiva, surgiu a ideia de distribuirmos semanalmente a sopa e, assim, estarmos mais próximos da comunidade.

O Tenente Coronel Cutrim, Comandante do Batalhão Tiradentes, declarou que: “Apesar de ser um projeto recente, o Sopão Solidário realizado no bairro da Liberdade já é uma ação permanente que ajuda diversas pessoas. Além disso, realizando esse trabalho conseguimos levar um pouco de conforto social, promovendo acolhimento e mostrando a participação conjunta e essencial para o sucesso do projeto da Polícia Militar, da Cruz Vermelha Brasileira e lideranças comunitárias. Essa valorosa ação é de fundamental importância para uma maior interação da Polícia Militar com a sociedade”