Com emprego de grande efetivo, viaturas e equipamentos, a PMMA deu continuidade às ações de combate à criminalidade na capital maranhense neste sábado (26). A operação que teve início na sexta-feira (25), segue as diretrizes da Secretaria de Segurança do Estado, com um trabalho integrado de todo sistema de segurança.
O objetivo é inibir a ação de facções criminosas e garantir a sensação de segurança na população.
Parte do efetivo da PMMA partiu do Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, onde a tropa recebeu orientações do subcomandante geral da PM, coronel Nilson Marques, e dos comandantes dos Comandos de Policiamento de Área da capital.
Os Batalhões e Unidades Operacionais realizaram operações simultâneas por meio dos policiamentos a pé, em motos, viaturas e cavalaria. As estruturas do Batalhão de Choque e Centro Tático Aéreo (CTA) também atuaram integradas à operação.
As ações aconteceram durante todo o dia, com realização de barreiras nas principais avenidas e bairros da região metropolitana de São Luís, além de incursões com abordagem e revista pessoal e em veículos. O secretário de segurança, Jefferson Portela, o comandante geral da PM, coronel Pedro Ribeiro, e delegados da Polícia Civil acompanharam em diversos bairros as ações da Polícia.
Nas Avenida e dentro dos bairros os ônibus receberam ordem para parar e foram vistoriados e seus passageiros revistados
Durante a abordagem no bairro Vila Embratel, os moradores observavam atentamente a ação da PM. Para a moradora Ana Clarice Borges, 53 anos, a presença policial transmite segurança e evita a prática de crimes. “É sempre bom ter a Polícia por perto, a gente se sente mais tranquila e espera que ações como essas sejam frequentes”, disse.
O comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, lembrou que a PM já vinha desencadeando as operações que fazem parte do planejamento operacional e que as ações implementadas reforçam o policiamento à população. “Além das operações que já fazem parte do cronograma de ações diárias de combate à criminalidade, nós empregamos um contingente maior integrado a outra forças de segurança”, ressaltou.
O comandante finalizou destacando que a determinação do secretário de segurança é que a operação continue sendo realizada diariamente e intensificada aos fins de semana.