A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), realizou, na noite dessa sexta-feira (23) e na madrugada deste sábado (24), uma operação integrada com os órgãos de Segurança Pública do Estado e as forças amigas estaduais e municipais. A operação resultou no fechamento de quatro locais, três em Fortaleza e um em Aquiraz, que receberiam, juntos, cerca de 1.200 pessoas. O objetivo da operação foi fiscalizar e impedir o descumprimento do decreto estadual com medidas de enfrentamento à Covid-19 e combater casos de perturbações do sossego alheio.
A ação, denominada Operação nas Áreas Integradas de Segurança (AISs), percorreu locais estratégicos de Fortaleza: Passaré, Parque dois Irmãos, Cambeba, Benfica, Aldeota, Praia de Iracema, Varjota e Prefeito José Walter. Em Aquiraz, houve fiscalização no Porto das Dunas. Nos pontos fiscalizados, foram efetuadas dispersões em espaços aglomerados, como bares, ruas e casas de show. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado no 2º Distrito Policial, em desfavor de um comerciante por desobediência ao decreto estadual de isolamento social.
Festas encerradas
Uma festa preparada para receber cerca de 500 pessoas foi suspensa no Porto das Dunas e três eventos – sendo um com 150 participantes e outro com mais de 200 pessoas – ambos no bairro Cambeba – , e outro com 300 pessoas no bairro José Walter, em Fortaleza, também foram dispersados. Os responsáveis pela organização desses eventos serão investigados. As denúncias foram recebidas na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por meio do número 190, e foram prontamente atendidas. As equipes da operação também compareceram em diversos pontos dos bairros fiscalizados.
Resultado
A ação também resultou em um automóvel recolhido, três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s), seis Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e um som automotivo apreendidos e quatro estabelecimentos notificados. Foram lavradas ainda sete autuações por ausência de licenciamento de veículos, 59 autos de infração pela AMC e 36 autos de notificações pelo Detran.
Efetivo
A Operação nas AISs contou com efetivo das forças de segurança do Estado, com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM/CE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Houve também o apoio das equipes da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As ações foram coordenadas pela Copol, com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.