Durante os dias 20 e 22 de outubro, a empresa de viação PIRACICABANA ministrou instruções relativas aos ônibus elétricos que circulam entre a Rodoviária e a Praça dos Três Poderes, área de atuação do 1º Grupamento de Bombeiro Militar – 1º GBM.
Por tratar-se de um tipo de ocorrência com características específicas e riscos ainda pouco conhecidos pela Corporação, o intuito foi orientar os militares do 1º GBM para possíveis ocorrências envolvendo os ônibus elétricos.
A empresa é pioneira na inserção de ônibus cem por cento movido a energia elétrica. Atualmente, seis ônibus elétricos estão em circulação, e a tendência é que mais ônibus elétricos sejam inseridos na malha rodoviária do Distrito Federal nos próximos anos.
A instrução foi realizada nas dependências do 1º GBM, os Leões do Planalto, e contou também com a presença de outros grupamentos da Área I (3º GBM, 11º GBM, 15º GBM e 45º GBM), bem como da Área III (34º GBM). Os quais também atendem a ocorrências na área central de Brasília, em apoio ao 1º GBM.
Na ocasião, a empresa entregou para os grupamentos presentes na instrução 6 (seis) chaves de acesso ao tampão de serviço, para que o sistema de alta tensão do veículo seja desenergizado. Além disso, foram entregues informes impressos e em formato PDF sobre como proceder em situações de resgate no referido ônibus elétrico, com indicação de passagem de fiação de alta tensão e como proceder em caso de incêndio.
O 1º GBM, junto com o GBSAL, foram os primeiros quartéis do país a receber instrução dessa natureza, sendo de extrema importância para o socorro do CBMDF, no que tange a ocorrências de resgate veicular e incêndios em veículos elétricos, e para a população do Distrito Federal, que está cada vez mais em contato com essa tecnologia.