O Dia Mundial de Combate ao AVC – Acidente Vascular Cerebral é comemorado em 29 de outubro, e o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, alerta sobre os perigos da doença e relata a história de paciente que sobreviveu à doença.
Tereza Milhomen sofreu um princípio de AVC em casa, mas sua filha Jussara, técnica em enfermagem, percebendo a gravidade da situação, trouxe a mãe para o hospital com a agilidade necessária para salvar sua vida.
“Era um dia normal, como qualquer outro, quando comecei a me sentir indisposta e com muito calor. Tive sorte, porque minha filha conseguiu medir minha pressão e viu que estava muito alta. Viemos diretamente para o Hugol e fomos rapidamente atendidas, confirmando o AVC, após exames. Gostaria de agradecer a toda equipe do hospital pelo cuidado que estão tendo comigo, e quando sair daqui vou prestar mais atenção na minha saúde, praticando mais exercícios”, relatou Tereza.
Uma das principais causas de morte no Brasil, o AVC, ou como é mais comumente conhecido, derrame cerebral, tem tratamento e, se a pessoa é atendida com agilidade, dentro da “janela terapêutica”, grande parte das sequelas pode ser evitada, minimizando os danos ocasionados pela interrupção do fluxo sanguíneo cerebral ou do derramamento de sangue dentro do cérebro.
“O acidente vascular cerebral isquêmico é uma interrupção abrupta do fluxo sanguíneo cerebral, podendo levar à morte da região acometida. Há também o AVC hemorrágico, que é o sangramento dentro do cérebro, decorrente da ruptura de vasos intracranianos, como, por exemplo, a ruptura de um aneurisma ou de uma malformação arteriovenosa”, explica o supervisor médico de Neurocirurgia do Hugol, Francisco Azeredo.
“A prevenção passa por hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada, atividades físicas regulares, não fumar, não beber em excesso etc., além do controle de hipertensão arterial, diabetes e alteração dos níveis de colesterol, quando presentes”, completa o médico do Hugol
Crédito da imagem de capa: Edson Freitas/Agir
Crédito da imagem acima: www.uol.com.br/vivabem