193 é o número do CBMDF. É também o número de militares que hoje se tornaram especializados no curso de formação de Altos Estudos para Praças – turma 29. A coincidência ficou apenas nos números, pois se trata de um momento estratégico da Corporação,planejado pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Por mais de 2 meses, os alunos estudaram técnicas de gerenciamento de ocorrências e liderança, visto ser um curso voltado para as funções exercidas por Primeiro e Segundo Sargentos.
Apenas os formandos e algumas autoridades estiveram presentes devido as regras de isolamento no combate ao Covid-19. os familiares puderam acompanhar a solenidade pelas mídias sociais. O Deputado Distrital Roosevelt Vilela, e o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Gustavo Torres, compuseram a mesa recepcionados pelo Comandante-Geral do CBMDF, William Bomfim; pelo Subcomandante Geral do CBMDF, Marcelo Teixeira Dantas; pelo Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, Coronel Luciano Maximiano da Rosa; pelo Diretor de Ensino, Coronel Júlio César Vasques Setúbal e pelo Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Coronel Alberto Wesley Dourado de Souza.
Em clima intimista o orador relatou um pouco sobre os dias passados no curso, as inseguranças com o Covid 19 e as estratégias para que se ficassem seguros, seguindo o ” novo normal”. Agradeceu também aos familiares,que forneceram apoio para que pudessem se dedicar ao curso. A medalha Aristarcho Pessoa foi entregue ao primeiro colocado no curso, o sargento Fernandes Gonçalves de Siqueira. Ao 2 e 3 colocados, Rauf de Carvalho Mendes e Adriano Leal Silva, foram entregues certificados.
A emoção continuou com a homenagem feita ao primeiro sargento Gley , por ocasião da passagem para reserva remunerada e apresentação de um trio musical como homenagem a todos os colegas pelos dias de vividos juntos.
Como toda boa formatura, teve também a brilhante apresentação da Banda de Música do CBMDF, que, além do tradicional Hino Nacional e Canção do Soldado do Fogo, incluiu no repertório canções populares. Parabéns ao formandos!