A Polícia Militar do Ceará (PMCE) através do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), fez a apreensão de oito espingardas e diversos materiais ilícitos em abordagens no município de Poranga.
A ações se iniciaram na tarde desta terça-feira, 27, quando composição da 3ª companhia do BPMA, em fiscalização pelo município de Poranga-CE, realizou três ações em locais distintos da cidade que resultou em diversas apreensões de armas de fogo, apetrechos de caça e animais.
Na zona rural de Poranga, em direção a localidade de Delta Matriz em Ipueiras-CE, em patrulhamento de rotina por volta das 13h40, dois indivíduos em motocicleta empreenderam fuga em direção a matagal ao avistar os policiais militares, abandonando uma bolsa contendo diversos apetrechos de caça (duas espingardas do tipo socadeira, uma faca, calça camuflada e duas gandolas camufladas). Os militares fizeram buscas pelo mato mas não lograram êxito na captura dos suspeitos. O material apreendido foi levado para a Delegacia Regional de Crateús onde foi feito Boletim de Ocorrência no art. 12 do Estatuto do Desarmamento.
Já as 14h40, na Vilta Buriti, zona rural de Iporanga, a equipe visualizou uma gaiola em varanda de casa e outra no interior da residência, ao indagar homem no local sobre os animais, o mesmo empreendeu fuga. Parente do suspeito que empreendeu fuga se identificou como sobrinho do mesmo e apresentou aos policias uma espingarda calibre .32, saco contendo dois cartuchos .32, um socador, um recipiente com pólvora, um recipiente com esferas, um recipiente com espoleta. Foi apreendido também os dois pássaros “papa-capim”. O suspeito, Antônio Silva de Oliveira (46), foi qualificado e tipificado no art. 12 do Estatuto do Desarmamento e art. 29 da Lei de Crimes Ambientais.
17h30, a equipe abordou na estrada que dá acesso a cidade de Poranga, indivíduo que informou que na rua Raimundo Bezerra de Menezes, um ferreiro fazia consertos de armas de fogo. Ao se deslocar para o local, os policiais militares se depararam vasto material para manutenção e fabricação de armas de fogo. O ferreiro não foi localizado, mas parentes que moram de frente ao local, apresentaram uma identificação do suspeito. Foi apreendido duas espingardas de pressão modificada para .22, três espingardas socadeiras, um cano de espingarda socadeira, uma polvarina, dois feixes de espingarda completo e três catolés ( cão ), uma lima, uma mola de espingarda de pressão, uma coronha em construção. José Adailton Soares dos Santos (36) foi qualificado no art. 12 do Estatuto do Desarmamento.
A equipe BPMA 17 da 3ª Cia/ BPMA logrou êxito na apreensão de diversas armas de fogo, animais em cativeiro e apetrechos de caça em uma única tarde. Os procedimentos foram realizados na Delegacia Regional de Crateús.
Assessoria de Comunicação da PMCE