O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em parceria com a Base Administrativa do Quartel-General do Exército Brasileiro, realizou, no dia 29 de outubro de 2020, um grande simulado no Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília.
O simulado foi coordenado pelo 45º Grupamento de Bombeiro Militar, junto a Seção de Combate a Incêndio do QGEx, e contou com o apoio de outros grupamentos, como 1º GBM, 3º GBM, Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP), além dos demais Grupamentos da Área I que cobriram a área operacionalmente.
Durante a atividade, foram desenvolvidas, concomitantemente, práticas como simulação de busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas em decorrência de explosão de caldeiras, combate a incêndio urbano em subestação de energia, combate a incêndio veicular e salvamento veicular de vítimas presas em ferragens, resultante de um capotamento. Todas as simulações contaram com figuração de vítimas e feridos (aproximadamente 30 no total), posicionadas nas áreas do QGEx, com o objetivo de capacitar as equipes envolvidas para atuarem em possíveis situações reais.
A execução das atividades foi realizada com base nos princípios do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta que busca a combinação de instalações, equipamentos, pessoal, procedimentos, protocolos e comunicações, operando em uma estrutura organizacional comum, com a responsabilidade de administrar os recursos designados para atingir, efetivamente, os objetivos à incidentes ou operações.
O Corpo de Bombeiros realizou este treinamento empregando 08 (oito) viaturas e, aproximadamente, 50 (cinquenta) militares. O CBMDF, através de ações como essa, reitera seu compromisso institucional de buscar, por todos os meios, o aprimoramento das ações de proteção à população do Distrito Federal.