Mais de 1200 policiais da PMMA embarcaram no início da manhã desta quinta-feira (12), do Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luis, para reforçar a segurança das eleições no interior do Estado. Os policiais vão atuar em todos os 217 municípios maranhenses para garantir a tranquilidade e a ordem antes, durante e depois do pleito eleitoral.

Antes do embarque, o subcomandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Nilson Ferreira, orientou a tropa sobre os procedimentos que deverão ser tomados para o que o processo eleitoral ocorra dentro da normalidade. Em virtude da pandemia o oficial lembrou os procedimentos de saúde que os militares deverão adotar.

Segundo o comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, a Polícia Militar dentro da sua competência vai realizar o policiamento na segurança das eleições em todos os municípios do Maranhão em três fases.

“A primeira fase é deslocamento do efetivo. A segunda fase, será realizada no dia da eleição, com o posicionamento das patrulhas a 100 metros dos locais de votação e a terceira fase é a segurança da totalização dos votos. A PMMA vai realizar a segurança das eleições com base na legislação federal e nas diretrizes emanadas da justiça eleitoral”, disse o comandante.

O comandante geral finalizou informando que tanto na capital quanto no interior do Estado o policiamento de rotina (viaturas e motos) continuarão funcionando normalmente em  apoio ao serviço das eleições. O policiamento contará ainda com apoio das tropas especializadas da corporação, do Centro Tático Aéreo – CTA, além do Centro Integrado de Operações de Segurança–CIOPS,  por meio dos serviços de vídeo monitoramento e de comunicação.