Em um dos processos seletivos mais disputados do estado quase 4 mil candidatos disputam 205 vagas no Colégio Militar Tiradentes I, unidade São Luis. As vagas serão distribuídas para o 6ºe 7º ano e 1º ano do ensino médio. As provas foram aplicadas na manhã e tarde deste domingo (6) na Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Monte Castelo.

Segundo o diretor geral do CMT I, tenente-coronel Pedro Augusto Lima Brandão, este ano foi atípico em relação à organização e realização do certame. Além de toda estrutura montada, envolvendo vários profissionais, equipamentos e logística, nesta edição em decorrência do cenário da Covid 19 foram obedecidos todos os protocolos de medidas sanitárias. Os fiscais e candidatos utilizaram máscara, houve higienização e a adoção do distanciamento entre os candidatos.

A direção tomou todas as medidas para atender as exigências, e casos especiais, como o de uma aluna que testou positivo para a Covid 19 fez a prova em domicílio. No caso dela, foi contratada uma profissional da saúde que utilizou os equipamentos de proteção para fiscalizar a prova.

Atualmente o Estado do Maranhão conta com seis escolas da Polícia Militar que atuam em parceria com a Secretaria de Educação. Os Colégios Militares Tiradentes I, II e III estão localizados nos municípios de São Luís, Imperatriz e Bacabal respectivamente. O IV em Caxias, o V em Timon e VI em São José de Ribamar (Parque Vitória).

No Brasil a procura pelas escolas militares tem aumentado a cada ano. O expressivo desempenho nos exames de avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, além da boa estrutura e qualidade das escolas, têm sido diferencial na hora da escolha.

A disciplina, ensinamentos que cultuam civismo, ética e valores morais também fazem parte dos principais itens de preferência.

Texto – Ascom/PMMA

Foto – Colégio Militar