O 5º Batalhão de Polícia de Choque – Canil recebeu a doação, por meio de chamamento público, requisitada em outubro de 2019, de 10 (dez) cães de origem estrangeira, das raças Pastor Alemão e Pastor Belga Malinois, advindos de polos criadores da Holanda, República Tcheca, Suécia e Alemanha. 

Para melhor adaptação e adequação dos cães à realidade e contexto operacional, os cães estão passando por um período de treinamento e apresentação dos diferentes cenários e áreas nos quais estão sendo inseridos para detecção dos odores e alvos específicos.

Os cães foram selecionados com base nas características específicas e adequadas ao desempenho da função almejada, com atributos que envolvem condições físicas, cognitivas e predisposição a apresentarem comportamentos específicos para o treinamento direcionado às habilidades que deverão desempenhar no trabalho. 

O tratamento dos heróis caninos consiste em um rigoroso acompanhamento veterinário. Todos os dias, eles recebem cuidados dos policias militares que exercem a função de enfermeiros veterinários, além de avaliações mensais por oficiais médicos veterinários que cumprem um calendário sanitário com os animais, no sentido de prevenir doenças, com a aplicação de vacinas e vermífugos.

As atividades desempenhadas com apoio do cão policial figuram entre os recursos de maior destaque no combate à criminalidade executados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nos últimos meses as atuações com apoio do Canil da PMESP resultaram em diversas prisões e na apreensão de toneladas de drogas, além armas de fogo.  

#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP