Na manhã de domingo (17) as equipes de policiais militares do BOPE, oriundos da capital, Força Tática e GSA do 36º Batalhão de Polícia Militar em Viana, realizavam operação policial na Cidade de Penalva, quando receberam denúncias de que havia dois homens armados no povoado São Joaquim, pertencentes a uma facção criminosa da região.
Diante das informações a equipe deslocou para aquele povoado e ao chegarem ao local indicado, os suspeitos se encontravam em um bar e ao avistarem a polícia os receberam a tiros, que diante da injusta agressão houve reação imediata em legitima defesa, houve perseguição e troca de tiros e com os suspeitos uma pistola prata calibre 9 mm e uma pistola preta calibre 380.
Durante o confronto o dono do estabelecimento também foi alvejado na perna. A equipe policial conduziu de imediato os feridos para o Hospital Municipal Jesus de Nazaré na cidade de Penalva, porém um dos suspeitos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, o proprietário, após ser assistido pelo médico plantonista foi logo liberado.
De acordo com as informações ambos fazem parte da facção criminosa, sendo um dos suspeitos, chefe da facção na região da baixada maranhense, inclusive ordenava e planejava a execução de pessoas de grupo rival e seus desafetos, além de que possuía dois mandados de prisão em seu desfavor por associação criminosa, trafico de drogas e homicídios.