A Guarda Municipal participa do reforço no patrulhamento na estação de trem do Corcovado – Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública, mantém o reforço no patrulhamento da Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, com efetivo de 33 guardas municipais. O objetivo é promover o ordenamento urbano e coibir a prática de delitos e desordens com abordagens indevidas a turistas que acessam a estação de trem do Corcovado.

A ação preventiva da Guarda Municipal teve foco no trânsito, para impedir a atividade ilegal de flanelinhas, que cobram por vagas de estacionamento nas ruas do entorno, como na Efigênio Salles, e a abordagem de motoristas de vans que atuam de forma indevida fazendo transporte turístico sem credenciamento no órgão regulador.

– Essa é uma das demandas que constam no plano de metas do prefeito e começamos a colocar em prática. Vamos ordenar e organizar o acesso para que os turistas não sejam vítimas de extorsão e se sintam protegidos e seguros durante a visita na cidade – afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

O comandante da Guarda Municipal, inspetor geral Ricardo Soares, informou que, somente neste sábado (06/02), foram realizados 53 atendimentos e orientações a turistas nacionais e estrangeiros.

– A forte presença dos nossos guardas já inibe essas atividades ilegais que ocorrem no local. Por isso, reunimos equipes de diferentes unidades operacionais para fazerem a retomada desse espaço com intervenções personalizadas e humanizadas nos pontos de desordem para proporcionar um espaço ordenado e seguro.

A operação conta com efetivos dos Grupamentos Especiais de Trânsito (GET), de Apoio ao Turista (GAT), de Defesa Ambiental (GDA), de Guardas Motociclistas (GGM) e o Tático Móvel (GTM).

Categoria:

  • 7 de fevereiro de 2021