Durante alguns anos tenho me dedicado a falar sobre liderança em nosso meio. Por praticamente dois anos ministrei aulas de Chefia e Liderança na Corporação, nos cursos de nivelamento, falei para aproximadamente seis mil policiais, entre sargentos, cabos e soldados, o que a liderança pode fazer por nós nos próximos anos, tanto no MICRO (individual), quanto MACRO (coletivo).

Acredito que todo policial é um líder em potencial, porque todo POLICIAL tem PODER, AUTORIDADE E LEGITIMIDADE para atuar nas comunidades, basta agora cada policial conquistar a CONFIANÇA das pessoas ao nosso redor. Mas o que é liderança? Eu diria que é um processo de influenciar pessoas! Liderança não é um sinônimo de gerência, mas de influência. Não está no CARGO está nas pessoas!

No passado, aquele que conhecia mais profundamente a empresa, ou era o melhor gerente, ou virava rei. Atualmente não é mais assim. As grandes corporações de hoje em dia estão “contratando pelo caráter”, onde podemos citar como exemplo a “sindicância da vida pregressa” e “treinando para a excelência”, buscando sempre a eficiência, eficácia e efetividade de seus membros.

Gosto do líder servidor, até porque somos “servidores públicos”. O papel do líder servidor é parecido com o do maestro de uma orquestra. Podemos lhe ensinar a teoria da música e a tocar um instrumento musical, mas quem possui a habilidade para juntar tantos músicos diferentes e fazê-los tocar a música em harmonia? Quem os leva a tocar em uníssono? Quem é capaz de proporcionar essa habilidade ao grupo? Liderança é influência, nada mais, nada menos!

Não podemos esquecer que liderança é caráter em ação, assim como desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de caráter são a mesma coisa. Podemos nos tornar líderes em qualquer lugar em que atuamos: na igreja, no prédio, em nosso trabalho diário na viatura, no Policiamento a pé, no posto policial, no expediente, onde pudermos falar. Nossa maior arma é a nossa voz. Precisamos ter credibilidade por onde passarmos. Em nossa Corporação, para sermos líderes, não necessitamos ser presidentes de associações, nem ocupar funções de comando, precisamos sim, ter postura de líderes, atitude de líderes e principalmente ter visão de líderes! De bons líderes, de grandes líderes!

Posso citar como exemplo o condomínio onde moro. Aqui estava tudo indo por água a baixo. Um sargento da PM, homem integro, que atualmente trabalha no Ministério Público assumiu a gestão e aplicou conhecimentos na área de liderança. Ele está revolucionando nosso condomínio. Está colocando as contas em dia, já aqueceu a piscina, está colocando a academia para funcionar, organizou o salão de festas, dentre outras coisas, o ponto principal foi “reconquistar” a confiança dos moradores. Ser policial deu poder, autoridade e legitimidade as suas ações, como ele devemos ter outros “líderes policiais” atuando por aí em várias frentes de nossa sociedade. Precisamos compreender que antes de sermos policiais somos cidadãos. Sendo assim, precisamos exercer a nossa cidadania.

Quando falamos em liderança devemos observar que o verdadeiro teste de eficiência do líder é o seguinte: “Os seus liderados são pessoas melhores e estão mais qualificadas em consequência de sua liderança e influência?” Todos os dias quando escolho um texto para o Blog Policiamento Inteligente eu me faço essa pergunta. Outra pergunta importante é: “Seus filhos estão se tornando seres humanos eficazes, capazes da amar os pais, de liderar e servir os outros?” E você? Está melhorando a cada dia?

Como disse um sábio general: “O primeiro dever de um líder é criar mais líderes” – Precisamos nos tornar líderes de líderes. Sempre lembrando que a primeira pessoa que você deve liderar é você mesmo. Para não deixar dúvidas estou falando de domínio próprio. Lembre-se de que um líder sempre deixa sua marca. A única dúvida é que tipo de marca será.

funcoes_do_processo_de_gesta_o