Casas são entregues a famílias de Quirinópolis
Em Quirinópolis, famílias recebem chave da primeira casa própria (Fotos: Hegon Corrêa)

Cem famílias de Quirinópolis, no Sudoeste goiano, receberam as chaves da primeira casa própria nesta terça-feira (04/06). Erguido pelo Governo de Goiás, o empreendimento do programa Pra Ter Onde Morar – Construção é entregue ao beneficiário sem parcelas de financiamento ou gastos com escritura.

O governador Ronaldo Caiado celebrou a iniciativa: “Esse é nosso grande projeto. Não tem nada mais gratificante na vida do que isso, a minha grande obra é cuidar de vocês”, disse.

“Nós fizemos aqui um projeto um pouco mais ampliado para diminuir a dificuldade dos trabalhadores que não tinham moradia. Esse é o trabalho do governo, atendendo de acordo com a necessidade”, ressaltou Caiado. O Governo de Goiás investiu R$ 12,6 milhões na construção do empreendimento.

O vice-governador Daniel Vilela afirmou ser um momento de realização tanto para os beneficiários quanto para as equipes envolvidas, destacando a expectativa de ser uma “virada de chave” na vida dos contemplados. Segundo Vilela, a casa é a “porta de entrada para um mundo mais feliz, com mais dignidade e segurança”.

Caiado entrega 100 casas a custo zero em QuirinópolisCaiado entrega 100 casas a custo zero em Quirinópolis
Empreendimento do programa Pra Ter Onde Morar – Construção é entregue ao beneficiário sem parcelas de financiamento ou gastos com escritura. Meta é entregar 10 mil unidades habitacionais até 2026 (Fotos: Hegon Corrêa)

Cada casa tem cerca de 42m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Espaço suficiente para Marizete Evangelista da Silva, de 58 anos, que vai sair do aluguel. “Eu não tenho palavras para descrever esse momento, minhas coisas já estão todas encaixotadas, prontas para a mudança. Estou muito feliz porque esse governo pensa nos pobres e ajuda de verdade”, celebrou.

Pra Ter Onde Morar – Construção é uma ação da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

“Só em Goiás que nós entregamos a chave de uma casa, de um sonho a custo zero, sem nenhum real para pagar. Vocês recebem a chave da casa própria, tão sonhada, além da escritura”, afirmou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

“Hoje, temos a comprovação do sucesso desse programa habitacional em Quirinópolis, com 100 famílias sendo beneficiadas e já estamos iniciando a construção de mais 100 unidades no município”, ressaltou o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales.

Parceria

O empreendimento tem parceria com a prefeitura, que doa o terreno e realiza a infraestrutura para receber a construção das casas.

“Ver essas famílias que foram escolhidas me deixa muito orgulhoso e emocionado. São as primeiras de muitas, já que temos ordem de serviço para a construção de mais unidades”, afirmou o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula.

Lançado em 2021, o programa do Governo de Goiás está presente em 144 municípios e segue em expansão. A meta é entregar 10 mil unidades habitacionais até 2026, sendo que 1.615 já foram destinadas aos contemplados, escolhidos por meio de sorteio. Para participar, o interessado deve atender alguns requisitos, como não possuir imóvel próprio ou renda superior a um salário mínimo.

Durante a passagem por Quirinópolis, governador Ronaldo Caiado recebeu título honorífico de cidadão quirinopolino. Honraria foi concedida pela Câmara Municipal (Fotos: Hegon Corrêa)

Cidadão quirinopolino

Durante a passagem por Quirinópolis, o governador Ronaldo Caiado recebeu o título honorífico de cidadão quirinopolino. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município”.

“Acho que completou para mim o que faltava: esse título de cidadania. A paixão que eu tenho por essa Quirinópolis é de longa data. Muito obrigado por essa honraria, é algo que emociona a gente. É uma honra ser reconhecido pelo trabalho prestado em prol da comunidade e da população”, afirmou Caiado sobre a homenagem.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás