O Boa Noite Goiás desta quarta-feira (23), recebeu ao vivo nos estúdios da TV Brasil Central o deputado estadual Chico KGL e também a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Flúvia Amorim.

No primeiro bloco, o parlamentar falou de seu projeto De olho na validade, que está em andamento na Assembleia Legislativa. A iniciativa prevê que caso o cliente encontre um produto fora da validade em algum estabelecimento comercial, como supermercados, terá o direito de levar outro igual ou uma mercadoria do mesmo valor.

Chico KGL também explicou da grande dificuldade que é controlar um estoque e separar as mercadorias com datas de validade expiradas. “O comerciante não faz isso de propósito. Qualquer dona de casa já encontrou no armário um produto vencido. São cerca de 20 mil itens em um supermercado”, detalhou.

A conversa seguiu com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, que trouxe o dado alarmante que 2 milhões e 300 mil goianos não tomaram nem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ela também falou que há dados de aumento de casos graves na faixa etária acima de 80 anos. “Por isso, sou a favor da quarta dose da vacina, naquilo que a evidência mostra, que é necessário. Hoje o Ministério da Saúde já emitiu uma nota para todo o país recomendando essa vacinação”, justificou.

Flúvia também comentou sobre o grande número de casos de dengue em Goiás. O estado, de acordo com ela, deve chegar a ser o primeiro em mortes pela doença. “Temos visto registros de casos de pessoas que procuram tardiamente os serviços de saúde e acabam se agravando. Para quem não se lembra, a dengue causa, principalmente, febre alta, dor no corpo, dor no fundo dos olhos, dor no corpo e muita indisposição. Se surgirem esses sintomas, a orientação é buscar um serviço de saúde e evitar a automedicação”, informou.

O Boa Noite Goiás é transmitido ao vivo de terça à quinta-feira, às 19h30. Todos os episódios podem ser acessados e revistos no canal do YouTube da TBC.

Fonte: ABC Digital