O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), distribuiu 110 mil kits pedagógicos da Campanha Xô Dodói, para mais de 50 municípios, como forma de incentivar a participação no segundo Dia D de Multivacinação, que será realizado neste sábado (08/10) em todo o Estado. O Dia D é um esforço para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade.
Os kits pedagógicos distribuídos pelo governo estadual contêm caixas lúdicas com quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos. O objetivo do kit é ensinar as crianças sobre o direito de estarem protegidas de doenças já erradicadas no País, mas que estão voltando devido à falta de informação correta e baixa adesão da população.
“Pais ou responsáveis que ainda não vacinaram as crianças devem levá-las aos postos de vacinação instalados em todo o território goiano para a atualização do Cartão de Vacinação”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim. As coberturas vacinais de todos os imunizantes destinados à proteção das crianças estão bem abaixo de 90% ou 95%, metas mínimas estabelecidas como ideais pelo Ministério da Saúde.
Baixas coberturas
Conforme balanço da SES, a cobertura vacinal geral em crianças com menos de um ano está em 74,86%. Apenas 45,90% das crianças e adolescentes de 11 a 14 anos receberam a vacina contra meningite, número parecido com os índices de vacinação contra o sarampo (44,32%).
Até o momento, apenas 12,07% das crianças de três e quatro anos receberam a primeira dose contra a Covid-19. Já a vacina contra a Influenza foi aplicada em 57,5% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
A cobertura para a vacina contra a poliomielite em Goiás está em 64,96%. Já a cobertura vacinal da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que é voltada para crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, está em 38,11%.
Dia D
Com apoio dos municípios e entidades, a SES realiza o segundo dia D da Campanha de Multivacinação, no dia 8 de outubro, sábado. Em todos os 246 municípios goianos, os imunizantes serão aplicados conforme demanda da população.
Além da vacina contra a poliomielite, durante a Campanha de Multivacinação estão disponíveis todas os imunobiológicos que fazem parte do Programa Nacional de Imunização como a BCG, rotavírus humano, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, pentavalente, febre amarela, hepatite A, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus, influenza tipo B, tríplice viral e HPV.
Foto: Irom Braz
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás