A deputada federal Magda Mofatto está de volta ao Partido Liberal (PL) com a missão de costurar apoio da legenda à eleição de Daniel Vilela (MDB) como governador de Goiás. A meta é afastar por completo a possibilidade de candidatura do senador Wilder Morais (PL) e abrir caminho ao postulante da base governista. Neste cenário, pesquisas apontam que o atual vice-governador tem força para liquidar a corrida eleitoral com expressiva vitória já no primeiro turno.
O retorno de Mofatto ao PL foi confirmado na terça-feira (13/1), após diálogo com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e intermediação do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto. Nos últimos dois anos, a deputada federal esteve à frente do PRD, mas agora volta ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro para comandar diálogos e pacificar o cenário da direita goiana.
Nos bastidores, o entendimento das lideranças políticas é de que Daniel Vilela tem o melhor preparo para assumir o governo do estado. Em troca do apoio do PL, a base governista daria respaldo à candidatura do deputado federal Gustavo Gayer (PL) para a segunda vaga ao Senado Federal. A principal candidata da base é a primeira-dama Gracinha Caiado (UB), que lidera todas as pesquisas de intenções de voto.
Magda Mofatto chega ao PL com a expectativa de assumir a presidência da legenda em Goiás, substituindo o senador Wilder Morais, movimento que praticamente elimina a possibilidade de o parlamentar disputar o governo. A parlamentar disse que aceitou o convite para retornar ao PL por entender que será “positiva para o governo de Goiás e para Caiado”.
A deputada também destacou a importância da manutenção estratégica de Wilder como senador, já que seu mandato se estende por mais quatro anos. “Não podemos abrir mão dele no Senado. Temos que ampliar a presença da direita. Se acontecer de ele ser eleito (governador), essa vaga vai para a esquerda”, analisou em entrevista ao jornalista Caio Henrique Salgado, da Coluna Giro de O Popular. A fala se refere à possível ascensão da suplente Izaura Cardoso (PSD), esposa do também senador Vanderlan Cardoso (PSD).
