A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Batalhão Rural da Polícia Militar vão desenvolver ações conjuntas de cooperação tática e operacional com o objetivo de assegurar mais segurança aos produtores rurais.
Pela atuação integrada, a Agência vai reforçar as atividades que já são realizadas pela Polícia por meio do Programa Patrulha Rural, com suporte de informações técnicas, orientações sanitárias e dados cadastrais das propriedades.
Em videoconferência, a Agrodefesa ministrou treinamento para 25 integrantes do Batalhão Rural, principalmente comandantes e coordenadores das equipes de unidades móveis da Patrulha Rural.
Foram abordados temas como cuidados com os animais em caso de roubo, transporte, identificação de propriedades, medidas sanitárias em situações de emergência, providências administrativas e outros aspectos legais cabíveis nas operações de combate ao crime na zona rural.
Apoio ao produtor
O presidente José Essado argumenta que a integração das ações com o Batalhão Rural segue orientação do governador Ronaldo Caiado no sentido de que o Estado esteja cada vez mais perto do cidadão e ofereça serviços de qualidade a todos os segmentos da sociedade. Neste caso, mais diretamente aos produtores rurais que precisam de tranquilidade para desenvolver suas atividades.
O gerente de Fiscalização Animal da Agência, Janilson Azevedo Júnior, aborda especificamente as questões relacionadas ao trânsito de bovinos e bubalinos, considerando-se as várias exigências zoossanitárias e documentação legal para transporte de animais.
Já o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal, discorre sobre medidas sanitárias e doenças de notificação obrigatória. Os treinamentos terão continuidade, incluindo a capacitação dos militares que fazem o patrulhamento rural com as unidades móveis.
O Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás foi criado pela Lei nº 20.488/2019, que dispõe sobre a missão primordial da unidade que é a execução do policiamento rural no Estado de Goiás.
A unidade especializada foi inaugurada em julho de 2019 e, com isso, potencializou as ações operacionais rurais em todo o Estado, trabalho feito em parceria com a Faeg, Fundepec, Sindicatos Rurais e produtores. Agora, vai contar também com parceria da Agrodefesa.
Agrodefesa – Governo de Goiás