A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) prorrogou a campanha de vacinação contra gripe (influenza). A decisão é baseada na recomendação do Ministério da Saúde (MS) e na baixa procura dos grupos prioritários pela imunização.

A campanha, que terminaria nesta quarta-feira (31/05), segue até que se esgote todo o estoque de doses dos municípios, para todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, Goiás vai receber ainda mais 300 mil doses do imunizante, a serem enviadas pelo MS.

“Chegando esses imunizantes, distribuiremos imediatamente aos municípios, para que continuem vacinando a população”, explica.

Números

A decisão ocorre também em um momento em que existe o aumento de casos e óbitos por influenza (gripe) em pessoas dos grupos prioritários. Até 30 de maio, são 381 casos da doença confirmados e 37 mortes.

Dados parciais reportam que foram imunizadas 1.440.952 pessoas da população em geral. Nos grupos prioritários, a cobertura vacinal é de 46,89%, com aplicação de 859 mil doses em todos os grupos prioritários. A meta é imunizar, no mínimo, 90% da população elegível, o que representa 2.322.752 pessoas.

O início do inverno também pesou na decisão de estender a campanha.

“Esse período tem baixas temperaturas e pouca umidade do ar, aumentando a incidência de doenças respiratórias”, ressalta Flúvia.

Segundo ela, esse é mais um dos motivos para que as pessoas procurem, o quanto antes, os postos de vacinação, especialmente as que estão nos grupos prioritários, quando avança a possibilidade de agravamento da doença.

“A influenza (gripe) é uma doença que deve preocupar a todos os goianos, e a melhor forma de prevenção de casos graves e óbitos é a vacina. Ela é segura, eficaz e salva todos os anos milhares de vidas. Por isso, proteja-se”, reforça a superintendente. A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue nas 900 salas de vacinação do Estado de Goiás.

Saiba mais

Profissionais da saúde participam de oficina sobre influenza

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás