Os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no Brasil foram sentidos por diversos setores da economia do país. No Rio de Janeiro, a principal atividade econômica do setor de serviços afetada pelo novo coronavírus foi o turismo, devido aos sucessivos adiamentos e cancelamentos das viagens. De acordo com o programa Retomada do Turismo, do Governo Federal, a expectativa, no entanto, é de que a atividade turística volte a crescer gradativamente, principalmente o turismo regional.

Só em 2019, ano anterior à pandemia, o Brasil recebeu cerca de 6,3 milhões de visitantes estrangeiros, e segundo o Ministério do Turismo (MTur), o setor é imprescindível para o desenvolvimento da economia de 96,7% dos municípios do Rio de Janeiro.

Turismo regional

Neste ano, tem-se observado uma procura maior pelo turismo regional. Além de prezar pela segurança a bordo, muitos passageiros têm preferido viagens a locais mais próximos, como é o caso dos turistas que adquirem passagens de ônibus São Paulo – Rio de Janeiro, ou Paraíba – Alagoas, por exemplo, que são estados a poucas horas de viagem uns dos outros.

Outro ponto que tem influenciado no crescimento do turismo regional no país é o fato de que muitas fronteiras internacionais ainda estão fechadas devido à situação da pandemia e do número de casos no Brasil.

No caso do Rio de Janeiro, especificamente, espera-se que haja uma crescente no número de visitantes já que o estado é cartão postal do país, com suas belas praias e passeios que agradam a todos os gostos.

Plano de incentivo ao turismo religioso

Além da tendência de comportamento dos turistas neste ano, outro fator que colabora para o crescimento do turismo regional no Rio de Janeiro é o plano de incentivo ao turismo religioso, lançado no dia 01 de maio, pelo Rio CVB (Convention & Visitors Bureau) com apoio da prefeitura do estado. A expectativa do projeto é aumentar o fluxo de visitas ao Cristo Redentor, que completa 90 anos em 2021, além de dar mais visibilidade a outros pontos de interesse religioso, como o Santuário de Fátima, o Memorial do Holocausto e o Centro Cultural Jerusalém.

Segurança é prioridade para passageiros

Considerando o fato de que as pessoas não têm viajado caso não se sintam seguras em relação à pandemia, muitas empresas têm investido seriamente em mudanças e adaptações da frota a fim de garantir uma viagem mais tranquila aos passageiros.

Hoje, é possível comprar passagens online não apenas para avião, mas para ônibus também, o que evita aglomeração de pessoas em filas de guichês e agiliza o embarque. Além disso, as frotas contam agora com equipamentos desde os mais simples, como álcool em gel e cortinas separando os passageiros, até os mais avançados, como banheiros com iluminação automatizada, para que você não tenha que encostar em nada.

A tendência é que esses protocolos de higienização das frotas continuem ocorrendo mesmo no período de pós-pandemia.